Artigo: C&T no Combate à Desertificação

18 de junho de 2021 - 12:09

Artigo publicado no Jornal O Povo, em 17 de junho de 2021

Hoje, 17 de junho, é o Dia Mundial de Combate à Desertificação, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover reflexões sobre os prejuízos decorrentes desse processo e as alternativas para reduzir seus efeitos.

Em 2010, quando foi iniciada a “Década das Nações Unidas Sobre Desertos e Combate à Desertificação”, cerca de 35% do planeta encontrava-se em risco, atingindo aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas. Em nosso País, a Região Nordeste e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo – considerados o semiárido brasileiro – são os mais afetados pela desertificação. No Ceará, a caatinga é o bioma com maior vulnerabilidade para esse fenômeno.

Em 2007, enquanto Senador da República, apresentei projeto que resultou na lei que estabeleceu a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação, destaque em diversos eventos nacionais e internacionais sobre meio ambiente e clima.

A Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas para o aproveitamento sustentável em áreas suscetíveis ao fenômeno, incentiva a educação ambiental nas comunidades afetadas e a promoção de uma agricultura inteligente com segurança alimentar para a população desses espaços.

A desertificação destrói a produtividade da terra e gera não só problemas econômicos e ambientais – mas também sociais – com a migração das populações para os centros urbanos, ocasionando mais desemprego, pobreza e violência.

Em nosso Estado, importantes avanços foram realizados, a exemplo da Lei Estadual e do Plano de Combate à Desertificação no Ceará, trabalho que envolveu governo, academia e sociedade civil.

No Dia Mundial de Combate a Desertificação, dentro da programação do projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciências”, discutiremos o papel da ciência e da tecnologia como aliados na prevenção à desertificação. O Ceará é o pioneiro neste debate, com a realização da ICID – Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, evento sediado no Ceará em 2010 e que reuniu mais de 100 países em torno do assunto.

Inácio Arruda
Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará

inacio.arruda@sct.ce.gov.br
@inacioarruda_