Artigo: Meta para 2021: empreender

28 de janeiro de 2021 - 10:06

  Acredito que a maior parte da população cearense está longe de conhecer o potencial empreendedor e inovador que corre nas próprias veias, o que não necessariamente é ruim, apenas aponta que estamos somente no início de uma jornada que promete grandes conquistas. Até bem pouco tempo, eu mesma não apostaria em tamanha proporção da garra e criatividade que nosso povo tem, e tenho tido a oportunidade de conhecer esta realidade de perto desde 2014, quando passei a atuar no Corredores Digitais, maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará, ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Eu poderia citar muitos exemplos de pessoas, em grande parte bem jovens, que tinham apenas um sonho ou uma ideia, ainda em forma de pedra bruta, e puderam transformar o sonho em realidade, lapidando o diamante e fazendo o conhecimento se transformar em negócios prósperos não apenas no âmbito individual, mas afetando positivamente um município, uma região ou mesmo todo o estado.

Tem ideias das mais variadas virando solução e gerando emprego e renda em todas as partes do estado. De aplicativo para criadores de camarão gerenciarem de forma mais eficiente o seu negócio, a startup que dimensiona e gerencia propostas comerciais e de clientes de energia solar; de projetos de arquitetura para públicos de menor renda, a startups de gamificação que estão transformando a forma de estudar e aprender. Tudo começando com a identificação de um problema, passando por uma consultoria que ajudará o empreendedor em sua jornada, e concluindo com a prática da ideia.

Que o cearense é criativo, não é novidade nenhuma. Ele só precisa entender que sua capacidade intelectual pode alcançar voos bem maiores, por meio do empreendedorismo, com a ajuda de quem já conhece bem o caminho para se transformar uma ideia em negócio. E 2020 mostrou ainda mais que situações adversas são um celeiro para motivar (no caso específico da pandemia, obrigar) a pensar fora da caixa, encontrar novos caminhos e tirar do papel aquele plano que vinha sempre sendo adiado.

Em 2021, ouse empreender, e contribua para que o crescimento da economia brasileira alcance um patamar mais elevado que os 4% estimados para o ano (ante a recessão de também 4% causados principalmente pela pandemia). As pessoas continuam abertas a novas experiências e ao consumo. Só é importante saber o que elas buscam, e quem sabe mostrar a elas que existe uma solução diferente para o problema que elas têm.

Gabriella Purcaru

Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo na Secitece

gabriellapurcaru@gmail.com