Inácio apresenta Sistema de CT&I em reunião do Conselho Estadual do Trabalho

11 de junho de 2021 - 14:06

Na ocasião, Carlos Décimo, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, foi eleito vice-presidente do órgão

Membros do Conselho Estadual do Trabalho (CET) conheceram melhor as atribuições e as atividades desenvolvidas dentro do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, durante apresentação realizada pelo secretário Inácio Arruda em reunião ordinária do colegiado, ocorrida virtualmente nesta quinta-feira (10/6).

O titular da Secitece mostrou o atual cenário do sistema, que possui obrigações institucionais, dentre elas a definição de um Conselho Estadual de CT&I, no qual o presidente é o Governador. Em sua fala, enfatizou diversas melhorias ocorridas, a exemplo da expansão e da interiorização do ensino superior nos últimos anos, com a elevação da qualidade dos professores e o destaque para a pesquisa científica.

“Temos um Ceará de resposta para todos os problemas”, citou Inácio, ressaltando o trabalho do programa Cientista-Chefe, que une o meio acadêmico e a gestão pública para identificar soluções em Ciência, Tecnologia e Inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e a vida da população.

O secretário também apresentou o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, construído coletivamente pelos diversos agentes que produzem e são beneficiários diretos dos avanços da CT&I no Ceará. O Plano foi elaborado pela Secitece, incorporado ao projeto Ceará 2050 e vinculado às premissas do “Ceará do Conhecimento”, parte integrante do plano estadual de governo. A ideia é consolidar um sistema estratégico para o desenvolvimento social, econômico, sustentável e includente.
Carlos Décimo assume vice-presidência do CET
Durante a reunião desta quinta, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, foi eleito, por aclamação, novo vice-presidente do Conselho Estadual do Trabalho. Em sua fala, agradeceu a indicação ao cargo e se colocou à disposição para apoiar o órgão na definição das políticas necessárias para o fortalecimento do trabalho no Estado, com a ajuda da CT&I. “Considero que a Inovação, a Ciência, a Tecnologia e o Ensino são uma porta de entrada para empreendimentos que geram emprego e renda. Estamos atravessando um momento difícil e esse Conselho tem um papel decisivo para minorar essa realidade”, reforçou.
O presidente do CET, Kennedy Montenegro, deu as boas-vindas para Carlos Décimo e agradeceu a disposição do novo vice-presidente na criação de uma pauta construtiva e oportuna, para que o órgão continue contribuindo com o fomento do trabalho, emprego e renda.

Sobre o CET

O Conselho Estadual do Trabalho (CET) é um órgão colegiado composto por representantes do Poder Público, dos Trabalhadores e dos Empregadores, que atua como gestor do Fundo Estadual do Trabalho do Ceará (FET). Está vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Está entre suas funções: gerir o Fundo Estadual do Trabalho no Ceará; propor diretrizes para programas e para alocação de recursos, acompanhando e avaliando o impacto social; e sugerir o aperfeiçoamento da legislação referente às Políticas Públicas do Trabalho, Emprego e Renda.