Conexão Secitece debate preservação da natureza e consumo consciente

10 de junho de 2021 - 14:15


Programação especial pelo Dia Mundial do Meio Ambiente vai abordar desertificação e conservação de rios e mares, além de dar dicas para economizar e preservar o mundo em que vivemos

Em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” promoverá eventos para estimular um novo olhar sobre os problemas ambientais, com foco na solução e na atuação do ser humano como agente transformador. A ideia é mostrar, também, o importante papel da Ciência e da Tecnologia como aliadas na conservação e preservação da natureza.

A primeira atividade acontecerá na próxima quinta-feira (17/6), às 16h, com uma live sobre o tema “Combate à Desertificação: estratégias e tecnologias”. No evento, especialistas nacionais e internacionais vão destacar experiências de recuperação das áreas vulneráveis do Semiárido brasileiro e as alternativas para reduzir seus efeitos. Vão participar Elena María de las Nieves Abraham (IADIZA – Argentina); Antônio Rocha Magalhães (CGEE); Ana Clara Rodrigues (Embrapa); José Roberto de Lima (CGEE); Eduardo Sávio (Funceme); e Marcelo Soares (Cientista-chefe/Funcap). O mediador será o secretário Inácio Arruda. As inscrições para a atividade já estão abertas no Sympla, clicando aqui.

Já no dia 23/6, haverá a estreia do novo episódio do Podcast “Conexão Secitece” com um bate-papo sobre “Ciência do Mar: sustentabilidade e desenvolvimento”, em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, também comemorado em junho. O secretário Inácio Arruda vai conversar com Rozane Valente Marins (Labomar) e Janice Trotte (MCTI). A gravação ficará disponível no Spotify.

Consumo consciente na prática

Finalizando a programação do mês, a Videoaula “Consumo consciente na prática: dicas para economizar e preservar o mundo em que vivemos”, com a especialista Suely Chacon (UFC), vai ensinar como podemos fazer a nossa parte para cuidar da natureza no dia a dia. A atividade será no dia 30/6, às 16h. Todos os participantes receberão certificado.
Sobre o Conexão Secitece

O projeto Conexão Secitece é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Todo mês, um tema central é abordado sob diversos aspectos por especialistas das áreas de empreendedorismo, inovação, saúde, educação, ciência e tecnologia. São lives, webinares, podcasts e videoaulas – tudo para levar conhecimento de forma descomplicada para um público cada vez maior, através do uso de plataformas de comunicação digital.

SERVIÇO:
Projeto Conexão Secitece – Programação do mês de junho (tema: Meio Ambiente)
Realização: Governo do Ceará/Secitece

LIVE – Dia 17/6 (quinta-feira)
Tema: “Combate à Desertificação: estratégias e tecnologias”
Horário: 16h
Inscrições abertas pelo Sympla, clicando aqui

PODCAST – Dia 23/6 (quarta-feira)
Estreia do quarto episódio do Podcast Conexão Secitece com tema: “Ciência do Mar: sustentabilidade e desenvolvimento”
Acesso pelo Spotify, clicando aqui

VIDEOAULA – Dia 30/6 (quarta-feira)
Tema: “Consumo consciente na prática: dicas para economizar e preservar o mundo em que vivemos”
Horário: 16h
Todos os participantes receberão certificado