Conexão Brasil-Europa: inaugurado novo cabo submarino ancorado em Fortaleza

2 de junho de 2021 - 15:38


Com 16 cabos submarinos abrigados, capital cearense torna-se ponto mais conectado do mundo

Entrou em operação na última terça-feira (1º/6) um novo cabo de fibra óptica ancorado na capital cearense, mais precisamente na Praia do Futuro, conectando Brasil à Europa. Com isso, Fortaleza passa a abrigar 16 cabos submarinos e a se destacar ainda mais como ponto de maior entroncamento de cabos de fibra óptica no mundo.

O cabo de alta capacidade é da empresa portuguesa EllaLink e liga Fortaleza a Sines, em Portugal. Tem 6 mil km de extensão e recebeu investimento privado de 150 milhões de euros (cerca de 1 bilhão de reais). É o primeiro de alta capacidade a ligar diretamente o Brasil à Europa – a conexão, até então, tem sido feita via Estados Unidos. A nova conexão vai reduzir em até 50% a latência, como é chamado o tempo de resposta na transmissão de dados, entre os dois continentes. Negócios digitais, serviços em nuvem, bancos eletrônicos, mídia de entretenimento e jogos online se beneficiarão com a nova rede.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, lembra que a chegada do cabo da EllaLink resultou de um processo de negociação iniciado no final do governo Lula e que atravessou todo o governo Dilma, com tratativas entre Brasil e Portugal.

O titular da Secitece analisa essa inauguração como oportunidade para o surgimento de novas empresas no Ceará e para a formação de pessoal qualificado. “A ligação com vários continentes por meio dos 16 cabos submarinos fortalece o nosso estado e a nossa cidade, não só por sermos ponto de conexão, mas pela nossa capacidade de responder às necessidades de operação e produção de conteúdo de qualidade. É uma oportunidade para fomentar a formação de profissionais de Tecnologia da Informação e também para a geração de novas startups e empreendimentos de alto impacto, que negociem com o Brasil e também com Europa, EUA, Africa e Ásia, grandes consumidores de conteúdo”, destaca Inácio.

A localização geográfica contribui para Fortaleza ser considerada um importante polo de concentração de cabos. Os 16 cabos submarinos de fibra ótica em operação são capazes de interligar o Brasil com a África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Estima-se que até o fim de 2021, 18 cabos operantes estejam localizados na capital cearense. As informações são do database especialista em mercado de telecomunicações, o Telegeography.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedet | Fotos: divulgação da empresa EllaLink