Produtividade no home office é tema de mais uma videoaula do projeto Conexão Secitece

27 de maio de 2021 - 23:01


A especialista Alvanira Lucas ensinou estratégias que melhoram o desempenho no trabalho remoto e proporcionam mais tranquilidade e espaço para a vida pessoal

A videoaula “Trabalhando em casa? Técnicas para melhorar sua produtividade”, promovida na última quarta-feira (26/5), integrou a programação do projeto Conexão Secitece do mês de maio. Durante a atividade, a instrutora Alvanira Lucas ensinou estratégias que melhoram o desempenho no trabalho remoto e proporcionam mais tranquilidade e espaço para a vida pessoal.

A especialista, que é gerente da Barros Soluções em Gestão, associada à Fundação Dom Cabral, trouxe algumas dicas para potencializar os resultados no home office. São elas: estabelecer um local adequado para trabalhar (silencioso, com boa internet, temperatura adequada e uso de assento ergonômico); comunicar aos familiares que aquele é o seu horário de trabalho a fim de evitar interrupções; ter um expediente com início e fim definidos.

É importante ainda “sair do pijama”, enfatizou Alvanira, de modo que corpo e mente entendam que você está “virando a chave” e indo trabalhar. Se possível, é importante fazer os contatos com os colegas e parceiros por meio de vídeo e não apenas áudio, o que vai tornar a interação mais calorosa.

Metodologias para gerenciamento do tempo

Quando necessário, é fundamental fazer pausas, seja para comer, alongar o corpo ou se afastar um pouco da tela do computador. A especialista deu dicas de algumas metodologias para o gerenciamento do tempo durante a jornada home office, tais como: Pomodoro (que altera pequenos intervalos entre trabalho e descanso); Kanban (um quadro com anotações para visualização geral do andamento das tarefas); 5W2H (conjunto de questões utilizado para compor planos de ação de maneira rápida e eficiente); e Timesheet (registro de horas gastas de cada membro em cada tarefa).


É preciso ter foco

Alvanira considera essencial ter uma agenda da semana para visualização e revisão das tarefas diárias. Para ajudar no foco, é importante também desativar as notificações, principalmente as de redes sociais. Algumas ferramentas digitais, como Asana e Trello, possibilitam o gerenciamento de atividades e melhoram o foco e a performance no trabalho remoto.


Dicas para gestores

Para os líderes de equipes, a instrutora enfatizou a necessidade da confiança em seus colaboradores, sem esquecer de fornecer feedbacks e prestar reconhecimento pelas entregas realizadas. Ser objetivo nas tratativas e estar disponível para o time também é fundamental para os gestores em tempos de trabalho remoto.


Live e novo episódio do Podcast já estão disponíveis

Além da videoaula, o projeto Conexão Secitece promoveu, no mês de maio, outras atividades com o tema “Trabalho”, com a estreia do novo episódio do Podcast “Conexão Secitece”, pelo Spotify, debatendo o tema “Os impactos da alta tecnologia no mundo do trabalho” (ouça aqui), e a Live “O Futuro do Mercado de Trabalho” (assista aqui).

Sobre o Conexão Secitece

O projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Todo mês, um tema central é abordado sob diversos aspectos por especialistas das áreas de empreendedorismo, inovação, saúde, educação, ciência e tecnologia. São lives, webinares, podcasts e videoaulas – tudo para levar conhecimento de forma descomplicada para um público cada vez maior, através do uso de plataformas de comunicação digital.