Encontro celebra os seis anos do Campus Multi-Institucional de Iguatu

26 de maio de 2021 - 09:22

Secretários, reitores, professores destacam a importância da universidades para o desenvolvimento do interior cearense

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, foi um dos conferencistas do II Encontro de Integração das Instituições de Educação Superior de Iguatu e Região”, nesta segunda-feira (24/5). O evento fez parte das comemorações dos seis anos de inauguração do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, localizado em Iguatu, polo de desenvolvimento, ensino, pesquisa e extensão do Centro-Sul do Estado.

Participaram do evento, promovido pela Secretaria da Educação, Cultura e Ensino Superior de Iguatu, através da Setorial Executiva de Ciência e Tecnologia, também como conferencistas, os reitores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando Soares, da Universidade Regional do Cariri (URCA), Lima Júnior, e o presidente do Instituto Centec, Silas Alencar.

O II Encontro de Integração das Instituições de Educação Superior de Iguatu e Região teve como tema central o “O papel da Educação Superior e Tecnológica no Desenvolvimento do Interior Cearense”. Participaram também a secretária de Educação, Cultura e Ensino Superior do município, Marluce Torquato, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Iguatu, José Ivo Ferreira, diretores das Unidades das Universidades em Iguatu – Natália Bastos – URCA, Fernando Roberto – UECE, Cida Albuquerque – CVT, representantes das instituições de Educação Superior da Região Centro-Sul, professores e coordenadores de cursos.

Durante sua fala, o secretário Inácio Arruda destacou a importância do processo de interiorização do ensino superior e os impactos econômicos e sociais para os municípios. “O nosso exército são as universidades, que chegaram com toda a força no interior, promovendo o desenvolvimento de várias regiões”, ressaltou. Inácio agradeceu a sensibilidade do governador Camilo Santana em investir nesse setor, polos de formação de jovens e de cientistas, lembrando que as universidades se constituem hoje em grandes parques tecnológicos.

Inaugurado em 23 de maio de 2015, o Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. O empreendimento conta com cerca de 2600 alunos e reúne, em um mesmo espaço, cursos da Uece, da Urca e do CVT (Instituto Centec), além de uma unidade do Poder Judiciário. Em 2021, tornou-se polo de vacinação dos iguatuenses contra a Covid-19.

Todos os conferencistas ressaltaram a importância do Campus Humberto Teixeira para a região, o papel da educação superior e tecnológica para o desenvolvimento do interior cearense e pediram o fortalecimento da parceria UECE – URCA – CENTEC, com oferta de cursos de Mestrado e Doutorado. “O grande potencial que o Ceará tem hoje é a engenhosidade, a inteligência de seu povo. Esse é o nosso passaporte para o desenvolvimento”, destacou o reitor Hidelbrando Soares, da Uece. O reitor da URCA, professor Lima Júnior, destacou a importância da Universidade para o desenvolvimento regional e o Professor Silas Alencar acentuou a perspectiva da educação tecnológica como ferramenta necessária atual para o desenvolvimento através da Educação.

A parte cultural teve a participação de Bêu Paulino e o Sanfoneiro Edmar que executaram composições musicais de Humberto Teixeira. “Fé”, música e arranjo de Lea Freire, produção remota da Orquestra Transversal da UECE foi apresentada no encerramento do evento como uma homenagem póstuma ao Professor Ismael Lopes de Araújo, coordenador do Curso de Direito da URCA em Iguatu, que faleceu recentemente em consequência da Covid-19.