Inovação: empresas apoiadas pelo Tecnova-CE apresentam soluções em energias renováveis

29 de abril de 2021 - 23:07

A II Mostra Tecnova-CE contou com a participação das empresas Control Tecnologia e Comunicações, DPM Engenharia e Energo Engenharia e Consultoria em Energias

Projetos inovadores na área de Energias Renováveis foram apresentados durante a “II Mostra Tecnova-CE”, realizada na tarde desta quinta-feira (29/4) e que reuniu parceiros e representantes de empresas apoiadas pelo programa, além de convidados e demais interessados.

As soluções apresentadas são resultado do programa, criado para apoiar a inovação de empresas de micro e pequeno porte cearenses. O Tecnova-CE já aportou recursos da ordem de R$ 20 milhões com vistas ao crescimento significativo de diversos negócios em áreas estratégicas do Estado. É uma iniciativa da Finep, com a coordenação e execução do Governo do Ceará/Secitece e coexecução da Fundação Astef, RIC e Fiec.

Em sua fala, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, destacou a importância do programa para a inovação no Estado. “Em tempos de negação da Ciência, nós nos valemos dela. E no meio dessa crise sanitária, conseguimos manter nosso trabalho, nosso esforço em realizar todos esses projetos”. O titular da Secitece também ressaltou a relevância da área de Energias Renováveis, a ser fortalecida com o Tecnova-CE III.
Participaram da II Mostra Tecnova-CE as empresas Control Tecnologia e Comunicações, DPM Engenharia e Energo Engenharia e Consultoria em Energias, que apresentaram as seguintes soluções, respectivamente: um sistema de previsão de falhas em cabos subterrâneos de parques energia eólica; um queimador de biomassa de alta eficiência que pode utilizar como combustível madeira e sobras das culturas de caju, carnaúba, coco etc.; e um sistema de mapeamento do potencial de geração solar fotovoltaica, para que investidores tenham a avaliação realista do retorno financeiro esperado de um dado projeto.

Leonarda Cajuaz (empresa Control Tecnologia)

Marília Brilhante (empresa Energo Engenharia)

Jaime Boscov (empresa DPM Engenharia)

O secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho, que também é coordenador do Tecnova-CE, reconheceu o apoio dado pelo ex-secretário René Barreira ainda em 2014, ano de início do projeto. Carvalho fez um apanhado do trabalho e agradeceu toda a equipe do Tecnova-CE, também parabenizando as três empresas pelo êxito na entrega das soluções.
O representante da Finep, Richard Affonso, fez menção ao Tecnova III, que será lançado em breve, e aproveitou para destacar a união de esforços em torno dos projetos apoiados pelo programa, desde o seu começo. Ao todo, o Tecnova-CE já financiou 33 empresas de base tecnológica das áreas de Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.

Também estiveram presentes na II mostra Tecnova-CE Sampaio Filho (Cointec/Fiec), José Barros Neto (Astef) e Genésio Vasconcelos (RIC), representando as instituições parceiras do programa. Participaram ainda Vasco Furtado (Unifor), Aristides Pavani (MCTI) e Jurandir Picanço (Câmara Setorial de Energia).