Funcap e Cagece lançam edital de incentivo à inovação em saneamento

15 de abril de 2021 - 21:35

Juntas, as duas instituições investem R$ 4 milhões na iniciativa

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) lançaram, nesta quinta-feira (15), um edital voltado para pesquisas de desenvolvimento e inovação na área de saneamento. Juntas, as duas instituições investem R$ 4 milhões na iniciativa.

Presente no lançamento, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, comemorou a iniciativa. “A Cagece é uma das mais importantes empresas do Ceará e do Nordeste brasileiro, uma companhia com grandes responsabilidades. Esse edital vem para que a gente possa fazer inovação de maneira compartilhada, com a presença das empresas e com a presença do setor dinâmico de inovação tecnológica, que está dentro das nossas instituições científicas. Acho que esse casamento nosso é muito positivo. É uma vitória desse movimento de inovação tecnológica no setor público e no setor privado do Estado do Ceará”.

A parceria entre a Funcap e a Cagece tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e processos inovadores para as áreas de interesse da Cagece e do Governo do Ceará. Poderão participar empresas e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou instituições científicas e tecnológicas. Os projetos financiados serão distribuídos em 10 linhas de pesquisa.

O diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares, ressaltou que o edital poderá ajudar não só os pesquisadores, mas as pequenas empresas. Soares reforçou ainda que a iniciativa deverá promover a chamada “qualificação da demanda”, com a efetiva atuação do corpo técnico da Cagece dentro de todo o processo.

Para Cailiny Medeiros, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica da Cagece, a ação demonstra o interesse da companhia em inovação de processos. “Esse edital lança a Cagece, junto da Funcap, como uma empresa que busca soluções de caráter inovador para problemas potenciais da companhia. A partir dos resultados que a gente obtiver com a finalização dessas pesquisas, podemos ter impactos em mudanças de processos, de tecnologias e redução de custos”, explica.

Serviço:
Edital de pesquisa Cagece e Funcap
Baixe o edital clicando aqui
Para mais informações, acesse o portal da Funcap

Com informações da Assessoria de Comunicação da Funcap