CriarCE desenvolve respirador de baixo custo para utilização em pacientes com Covid-19

10 de março de 2021 - 14:52


Intitulado “Abanar”, em referência ao dialeto cearense, equipamento atende normas técnicas nacionais e internacionais e é de fácil produção

Um respirador mecânico de emergência totalmente desenvolvido no Ceará está em fase de finalização e poderá apoiar na recuperação de pacientes com Covid-19. O equipamento possui baixo custo e é de fácil produção, sendo projetado para atender normas técnicas nacionais e internacionais. A tecnologia é fruto de uma iniciativa da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) e CriarCE, com apoio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).

Intitulado “Abanar”, uma referência ao dialeto cearense, o respirador poderá ser utilizado em situações de emergência e de transporte. “A pandemia mostrou ao mundo uma carência alarmante por ventiladores mecânicos. Temos poucos fornecedores (todos fora do país), elevado preço de aquisição, alto custo de desenvolvimento e dificuldades na reposição de peças. O ‘Abanar’ é uma alternativa acessível e eficaz para o tratamento de pacientes hospitalizados, sobretudo no nosso Estado, um dos mais atingidos pelo Coronavírus”, destaca Thiago Barros, coordenador do CriarCE, projeto do Governo do Ceará, realizado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O respirador mecânico usa componentes também da indústria automotiva. “Isso assegura não só facilidade na aquisição de peças em todo o País, como também estoque e menor preço do que os componentes de uso regular em ventiladores. Essa estratégia não compromete em nada a robustez já validada do nosso respirador e as suas funcionalidades, garantindo ainda que tenhamos domínio da tecnologia e o conhecimento nacional para manejar um dispositivo médico desenvolvido aqui”, complementa Thiago Barros.

Para o respirador cearense entrar no mercado, são esperadas parcerias e colaborações de instituições que queiram colocar, de forma emergencial, o respirador à disposição de todos os cearenses.

Veja o vídeo sobre o respirador “Abanar”:

 

Sobre o CriarCE
Iniciativa do Governo do Ceará/Secitece, o CriarCE é mais do que uma aceleradora para apoiar o Desenvolvimento de Soluções em Hardware, é um ambiente de inovação e empreendedorismo, localizado no Centro de Fortaleza. Apoia ideias e empresas que possuem soluções baseadas em hardware. O CriarCE se propõe a ser hub de inovação em Hardware e parceiro de todos os programas de aceleração e pré-aceleração do Estado e fora dele. Saiba mais em sct.ce.gov.br/criarce.