Reitor da UVA e Assessoria do Governo do Estado discutem implantação do campus da Ibiapaba

19 de fevereiro de 2021 - 14:37

O Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e a Deputada Augusta Brito se reuniram com o Assessor Especial de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, para encaminhamentos à criação do campus da UVA, na região da Ibiapaba, em 10/02/2021

O reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho se reuniu com o Assessor Especial de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins para tratar de encaminhamentos necessários à criação do campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no município de São Benedito, região da Ibiapaba. A reunião, realizada na quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, teve a participação da Deputada Augusta Brito.

O reitor apresentou a demanda de suplementação orçamentária para despesas de implantação do campus da Ibiapaba, que já está em avaliação no Sistema Integrado de Orçamento e Finanças (SIOF) da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG), e para a seleção de docentes temporários. De acordo com Nelson Martins a demanda de recursos suplementares ao orçamento para as despesas de implantação “deverá ser atendida” e que o edital de seleção de professores temporários “requer aprovação do governador, por se tratar de despesa de pessoal”, ressaltou Nelson Martins.

No encontro também foram apresentados a Nelson Martins os processos em análise no Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal do Estado (COGERF), órgão responsável por elaborar estudos e propor ao Chefe do Poder Executivo as medidas definidoras dos gastos.

Referentes ao campus da UVA na Ibiapaba, estão no COGERF os processos de implantação de limite financeiro para atender a aquisição de mobiliário do MAPP 97 (já implantado) e MAPP 101 (em análise). A implantação de limite financeiro, referente à aquisição de serviços necessários para atender o prazo de início das aulas, em 30 de abril de 2021 (MAPP 103), conforme estabelecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) também já teve o limite implantado pelo Comitê.

Na avaliação do reitor, “o encontro foi positivo para que possamos avançar nas etapas do processo de implantação do campus da UVA na Ibiapaba”, disse o Professor Fabianno.

Atualmente, o prédio em que funcionará o campus da Ibiapaba passa por reformas, com 80% das obras, realizadas pela Prefeitura de São Benedito, já concluídas e previsão de término em abril deste ano.

Sobre o campus da Ibiapaba

O anúncio da criação de um campus da UVA na Ibiapaba, com os cursos de graduação em Administração e Pedagogia, foi feita pelo Governador do Ceará Camilo Santana, em dezembro de 2019. Com as dificuldades causadas pela pandemia de COVID-19, “o cronograma de trabalhos teve que ser revisto e o início das atividades, previsto inicialmente para o segundo semestre de 2020, agora está previsto para agosto de 2021”, afirma o reitor da UVA.

O campus da Ibiapaba será implantado com recursos para custeio advindos do Tesouro do Estado e de emendas parlamentares destinadas pelos deputados Augusta Brito e Idilvan Alencar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA