Pesquisadores da UVA sintetizam e estudam o comportamento de moléculas contra COVID-19

19 de fevereiro de 2021 - 14:41

Uma série de compostos orgânicos denominados 4′-acetamidochalconas, sintetizados no Laboratório de Química de Produtos Naturais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), podem contribuir para o desenvolvimento de um novo agente antiviral, com potencial inibitório contra as proteínas do vírus da COVID-19. É o que aponta pesquisa realizada pelos professores do Curso de Química da UVA, Hélcio Silva dos Santos e Paulo Nogueira Bandeira, publicada em janeiro de 2021, na Revista Biochemical and Biophysical Research Communications.

De acordo com o Prof. Hélcio, as 4′-acetamidochalconas sintetizadas foram capazes de inibir a interação do vírus com as células hospedeiras através da ligação à proteína ACE2 ou Spike, “provavelmente gerando um impedimento estérico e, além disso, essas chalconas apresentam afinidade por enzimas importantes em processos pós-traducionais, interferindo na replicação viral”, explica.

O Prof. Hélcio explica, ainda, que os resultados obtidos com essas moléculas fazem parte da etapa preliminar aos testes in vitro e “caso todos os ensaios feitos nos laboratórios da Fiocruz-CE sejam satisfatórios, a pesquisa será ampliada para os estudos in vivo para, futuramente, tornarem-se um fármaco a ser testado em seres humanos”.

Realizada no período de março a julho de 2019, com a colaboração de cientistas da Fiocruz/CE, Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), a pesquisa inicialmente testava o composto sintetizado contra a Zica e a Chicungunha.

O trabalho tem apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio dos editais Inova Fiocruz e Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI).

O artigo intitulado “In silico study of the potential interactions of 4′-acetamidechalcones with protein targets in SARS-CoV-2”, está disponível para acesso em https://doi.org/10.1016/j.bbrc.2020.12.074

Fontes: Prof. Murilo Sérgio da Silva Julião (Curso de Química/UVA) | Assessoria de Comunicação da UVA