Novo presidente do Cruc defende cooperação mútua e maior intercâmbio entre universidades

12 de fevereiro de 2021 - 15:53

Roque do Nascimento Albuquerque (reitor da Unilab) tomou posse em solenidade online, nesta sexta-feira (12/02).

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Uniliab, Roque do Nascimento Albuquerque, é o novo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses – Cruc. Ele substitui o reitor da Universidade Regional do Cariri – Urca, Francisco do Ó Lima Júnior, para cumprir um mandato de um ano.

A posse aconteceu durante solenidade online, na manhã desta sexta-feira (12/02), contando com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, de reitores e professores de várias universidades cearenses. Como vice presidente do Cruc, tomou posse o reitor da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Ricardo Luiz Lange Ness, que não pode comparecer à solenidade por problemas de saúde, sendo representado, na ocasião, pela vice-reitora da UFCA, Laura Hévila Inocente Leite.

O novo presidente do Cruc, reitor Roque do Nascimento Albuquerque, saudou a todos dizendo do seu propósito de cooperação mútua, de maior intercâmbio entre reitores e professores. E lembrou que a Unilab participa do Cruc desde a sua criação em 2012. “Sou o caçula em termos de reitorado. Tenho muito o que aprender com vocês e vou precisar da ajuda do Lima Júnior nesse período de transição”, disse, acrescentando que dará maior visibilidade ao Cruc, aderindo ainda mais as mídias sociais.

Durante a solenidade, ex-presidente do Cruc, Lima Júnior, fez uma pequena prestação de contas do seu mandato, ressaltando a busca incessante de integração e articulação entre as universidades, respeitando as particularidades de cada uma.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda ressaltou o trabalho do reitor Lima Júnior, que presidiu o Conselho nesse período de pandemia, enfrentando os mais diferentes debates, vivenciando todas as dificuldades do distanciamento social e da implementação do ensino a distância. E desejou um excelente trabalho aos novos dirigentes da entidade, que congrega reitores de 08 universidades cerenses.

O CRUC

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, fundada em 15 de julho de 1992. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará. Integram o Cruc: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).