2ª Escola de Verão debate Inteligência Artificial

28 de janeiro de 2021 - 11:47


Promovido pelo Iracema Digital, com apoio da Secitece, evento ocorre dias 29 e 30/01

Um evento voltado para a troca de conhecimento e experiências em Inteligência Artificial e que busca aproximar governo, academia e mercado. Esses são os objetivos da 2ª edição da Escola de Verão, promovida pelo Instituto Iracema Digital em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secitece e Sedet, Fecomércio e Hub Cumbuco.

A Escola de Verão será transmitida pelo YouTube em quatro salas localizadas virtualmente no litoral do Ceará. Este ano, diversas empresas que demandam tecnologia em IA foram convidadas para o circuito de palestras. O evento reunirá pesquisadores e empresas que buscam clientes e investidores para soluções que já estão disponíveis.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, participa da solenidade de abertura do evento, dia 29/01, às 18h ao lado do presidente do Iracema Digital, Ricardo Liebmann e do presidente do Sistema Assesspro Seitac, Ozair Gomes, que também preside o Conselho de Inovação e Pesquisa da Fecomércio. O Governo do Ceará e as entidades de classe do Setor de TIC estão trabalhando para mapear o ecossistema estadual, facilitando a realização de negócios.

Uma dessas iniciativas é a Revive Negócios, uma plataforma desenvolvida em parceria entre o Iracema Digital, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e a Secretaria da

Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do apoio de diversas instituições no Ceará. A Sedet desenhou o modelo de negócio e a Secitece irá apoiar com mentoria, consultoria e laboratórios.

Destaques na programação

A coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Secitece, Gabriella Purcaru, participa do painel “Visão do Ecossistema Cearense de Inovação”, dia 30/01, às 18h, ao lado do secretário executivo da Sedet, Julio Cavalcante, com mediação de Mauro Oliveira (IFCE) e Sílvio Ramos (Criatlo).

A Funcap, vinculada à Secitece, também irá marcar presença no evento. O presidente da Funcap, Tarcício Pequeno, e o pesquisador Vasco Furtado (Unifor) compõem a Mesa Redonda para debater O Futuro da I.A, sexta-feira, dia 29/01. No sábado, 30/01, o diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares fala sobre o “Centro de Referência em I.A da UFC”, ao lado de Rodrigo Porto (UFC).

Como participar

Para participar, basta realizar a inscrição em iracemadigital.org. Os ingressos têm valor recomendado de R$50,00 para empreendedores, R$10,00 para estudantes e gratuitos. Na 2ª Escola de Verão em IA foi adotada uma política de preço justo para seus ingressos. Conforme explica Mauro Oliveira, há valores recomendados para cada categoria, mas é o participante que escolhe quanto vai pagar.