Projeto de Lei que regulamenta o Programa Cientista Chefe é sancionado pelo governador

5 de janeiro de 2021 - 11:50

O governador Camilo Santana sancionou ontem (4) o projeto de lei que regulamenta e torna o Programa Cientista Chefe uma política de Estado. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Funcap, órgão vinculado à Secitece, o programa visa unir o meio acadêmico e a gestão pública para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implementadas em órgãos e secretarias estratégicas, com o objetivo de melhorar os serviços e proporcionar mais qualidade de vida à população.

Iniciado há pouco mais de dois anos, o Cientista Chefe já proporcionou benefícios à administração pública como a economia com serviços de consultoria em áreas estratégicas e o acompanhamento de resultados de alunos da rede estadual. Além disso, foi essencial para a definição de estratégias adotadas pelo governo em relação à pandemia de Covid-19, por meio das análises elaboradas pela equipe do cientista chefe de dados.

No início de dezembro do ano passado, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei para instituição do programa no âmbito da administração pública e, no dia 10/12, o projeto foi aprovado. Atualmente, o Programa Cientista Chefe conta com 17 pesquisadores líderes, que atuam com suas equipes em pesquisas nas seguintes áreas: saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, ciência de dados, energia, infraestrutura viária, pesca e aquicultura, recursos hídricos, proteção social, ecossistema de inovação, aquicultura e pesca artesanal, judiciário, agricultura, economia, transformação social.

O programa conta, ainda, com um pesquisador responsável pela avaliação do andamento e dos resultados obtidos em cada área.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap