FdC Digital – A Amazon e a sua obsessão pelo cliente

12 de dezembro de 2020 - 13:23

 
Fernanda Spinardi encerrou a programação da FdC Digital falando sobre política de inovação e de como a empresa trabalha para satisfazer o cliente

Falando sobre “Cultura da Inovação”, Fernanda Spinardi, da Amazon, encerrou na noite desta sexta-feira (11/12), a programação de palestras, webinars e oficinas, da quarta edição da Feira do Conhecimento, que este ano foi totalmente digital. Fernanda é a sponsor de programas de desenvolvimento de jovens talentos para posições técnicas da AWS, e embaixadora do programa de Inclusão, Diversidade e Equidade da Amazon no Brasil.

Durante cerca de 40 minutos, Fernanda Spinardi, que trabalha desde 2018 na Amazon Web Services, falou sobre a política de inovação da empresa, que é ampla e direcionada totalmente ao cliente. “A nossa missão específica é a obsessão pelo cliente”, disse Fernanda, mostrando que é preciso entender a dor, a frustração e as necessidades do cliente naquele contexto de busca por um produto. “Como vamos fazer para aplacar aquela frustração? Indagou. “O cliente é um eterno insatisfeito. Mesmo quando tudo dá certo, ele não está contente. Isto funciona para nós como um combustível. A empresa trabalha para alcançar esse encantamento do cliente”, ressaltou.

A Amazon começou como uma loja de livro na internet, em 1994. Depois criou a Amazon.com, a AWS, Kindle, a Alexa/Echo, entre outras. Para fazer tudo isso acontecer, foi preciso encontrar o profissional certo chamado Luilders, um tipo de empreendedor, de pessoa que encontra algo no cliente e transforma em um bom produto. “Tudo começa no cliente”, disse.

Fernanda destacou também as possíveis falhas de um projeto. “E se não der certo? A falha e a invenção são irmãos gêmeos inseparáveis. É preciso experimentar e abraçar a falha como parte do processo de inovação” explicou.
“Inventar é também simplificar. É saber aceitar ser incompreendido por um longo tempo”, disse, acrescentando que é imprescindível uma plataforma de tecnologia que sustente o desenvolvimento de novas ideias. “A invenção vem de diferentes maneiras e ajudam as pessoas a realizarem seus sonhos”.


Centro de Formação Tecnológica

No final, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, agradeceu a Fernanda Spinard, pela “belíssima e esclarecedora” palestra, anunciando a assinatura de um Termo de Cooperação entre o Governo do Ceará e Amazon, com o objetivo de construção de um centro de formação tecnológica destinado ao aperfeiçoamento de profissionais e ao desenvolvimento de novos produtos, que vão ajudar todos os brasileiros.