FdC Digital: Webinar discute inteligência artificial com foco na área social

11 de dezembro de 2020 - 14:23


O case apresentado é uma pesquisa desenvolvida atualmente no Iprede

A Inteligência artificial pode ser aplicada para muitas finalidades, inclusive na área social. “Esta é uma tendência crescente graças ao acesso mais comum a recursos tecnológicos e a vasta difusão de técnicas existentes”, destacou o professor João Alexandre Lobo, que leciona na Universidade de Macau, na China, e participou de um webinar sobre o assunto nesta sexta-feira (11/12) dentro da programação da Feira do Conhecimento Digital.

O case do webinar “Inteligência artificial aplicada às tecnologias sociais” foi o do Instituto da Primeira Infância Iprede, apresentado pelo próprio presidente da entidade, Sullivan Mota.


Atualmente, o Iprede utiliza sistemas de Biofeedback (que monitoram as funções involuntárias do corpo visando um maior controle do comportamento) e de Inteligência Artificial para avaliar o nível de stress das mães que estão em situação de alto risco social.

A pesquisa é desenvolvida com apoio da Funcap. “Esse estudo deverá servir para o desenvolvimento de um programa para reduzir o impacto deste stress a que estas mães estão sujeitas”, complementou o professor João Alexandre.