Aula inaugural marca início do Programa de Especialização Docente PED Brasil na UVA

25 de novembro de 2020 - 15:18

Aula inaugural on-line da 1ª Turma do PED Brasil na UVA foi aberta pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho com a presença da Vice-Governadora Izolda Cela, em 24/11/2020

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou na tarde desta terça-feira, 24 de novembro de 2020, a Aula Inaugural da 1ª Turma do Programa de Especialização Docente (PED Brasil/UVA). O evento on-line foi aberto pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e teve a presença da Vice-Governadora Izolda Cela, do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e do Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima.

Ao dar as boas-vindas à 1ª Turma do PED Brasil/UVA, formada por 60 professores das disciplinas de Ciências (Química, Física, Biologia e Pedagogia) e de Matemática, que atuam na Educação Básica do Município de Sobral, o reitor ressaltou que “muitos deles são graduados pela UVA que, em mais de cinco décadas, tem promovido a formação de professores e o desenvolvimento social e econômico da região”.

O reitor da UVA destacou a importância do PED, realizado em colaboração com o Centro Lemann, Escola de Educação da Universidade de Stanford, Instituto Canoa e Prefeitura de Sobral, como de grande relevância para a “formação continuada de professores da rede municipal de ensino e mais um passo rumo a internacionalização da UVA”.

Ao se dirigir aos professores cursistas da rede municipal de ensino, a Vice-Governadora Izolda Cela ressaltou que “Sobral tem uma experiência de gestão e compromisso com a aprendizagem” disse. “Sonhamos com mais, [em] avançar; temos um olhar para o horizonte do Estado e na possibilidade de expansão para outras redes públicas”, afirmou Izolda Cela, acrescentando que “o PED vem ao encontro desse projeto de qualificação do processo de ensino-aprendizagem”.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, também destacou que “o Ceará tem feito essa aposta em formação e buscado garantir os meios para isso”, disse ele, enfatizando que “a formação é o caminho e a melhor maneira de contribuir para geração e distribuição da riqueza”.

Presentes ao evento, a equipe de professores foi apresentada pelo coordenador dos cursos do PED Brasil na UVA, Antônio Glaudenir Brasil Maia. “Agradecemos o empenho de todos para a realização desta ação que tem como fim contemplar a rede pública de ensino de Sobral, com princípios de uma educação transformadora”, disse Glaudenir.

Em sua fala de agradecimento à equipe que planejou as disciplinas do curso, o Diretor do Instituto Canoa, Fernando Carnaúba, destacou a importância do “trabalho colaborativo e a contribuição de uma rede muito grande que pensou o melhor para que estivéssemos aqui”, disse.

A aula inaugural, com o tema “Docência: profissão da aprendizagem ao longo da vida”, ministrada pela Professora Emérita da Escola de Graduação em Educação da Universidade de Stanford e idealizadora do PED, Rachel Lotan, encerrou o evento. “Quando nos referimos à aprendizagem, nos referimos ao nosso futuro e, tudo o que fazemos, é para o benefício da geração que vem e da de hoje”, disse ilustrando sua afirmação com imagens de crianças em salas de aula. Rachel Lotan destacou, também, que “o currículo PED está conectado à base de conhecimento da docência e Sobral será líder em demonstrar como o sistema funciona e pode funcionar com equidade e excelência”, afirmou.

O Professor da Escola de Graduação e Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford, Martin Carnoy, também foi um dos convidados a falar no evento que marcou o início do PED Brasil na UVA. “Trabalhar com a UVA e a FUNCAP é importante e ajudará a criar um novo padrão de formação de professores inovadores em sala de aula” disse Martin Carnoy.

Também participaram do evento, Vice-Reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne; a Pró-Reitoria de Educação Continuada, Lorena Pierre; Franciele dos Santos da diretoria do Instituto Canoa; Coordenador do Programa Cientista Chefe, do Governo do Estado do Ceará, Jorge Lira; professores e gestores escolares da Rede de Ensino Público de Sobral.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA