UVA: 52 anos

23 de outubro de 2020 - 11:42

Mensagem da Reitoria pelos 52 Anos de Fundação da UVA
(23/10/2020)

A cada ano, no dia 23 de outubro, lembramos a criação da primeira Universidade cearense do interior do Estado. Comemoramos, com muito orgulho, o desenvolvimento humano e social, que isso representou para diversas gerações de estudantes que aqui se graduaram. O esforço e determinação dos que, em 1968, trabalharam para a sua fundação e, sobretudo, o protagonismo de seu idealizador, Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, sempre serão incentivo para os que, hoje e no futuro, têm a missão de manter o ideal de uma Educação Superior de qualidade em nossa região.

Os desafios de crescer e adaptar-se ao mundo atual, podem ser comparados aos desafios enfrentados nos primeiros anos, quando tudo ainda estava por ser feito. Como no passado, os desafios foram vencidos e o exemplo de perseverança de ontem foi fundamental para o desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú, sempre superando obstáculos.

O aniversário da UVA é, portanto, o momento também de agradecer aos que muito fizeram por esta Universidade – seus ex-reitores, professores, funcionários, prefeitos, Governo do Estado, Diocese de Sobral e seus milhares
de alunos.

O ano de 2020 tem se apresentado particularmente desafiador em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), principalmente no meio acadêmico. Mais uma vez, o trabalho e, principalmente a união, são o caminho para a busca de soluções aos novos desafios. Toda a comunidade acadêmica da Universidade Estadual Vale do Acaraú é parte importante nesse processo de superação das adversidades impostas. Assim, mais esse capítulo da História da Educação Superior em Sobral e Região Norte do Ceará terá, também, a marca do protagonismo da UVA.

Campus Betânia, Sobral-CE, 23 de outubro de 2020.

Fabianno Cavalcante de Carvalho
Reitor