Lançado Programa Cientista Chefe da SEMA e Semace

4 de setembro de 2020 - 11:50 #

Os secretários Artur Bruno (Sema), e Inácio Arruda (Secitece) participaram nesta manhã de sexta-feira (4/9), da solenidade de lançamento virtual do Programa Cientista-chefe da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e da Semace, que será liderado pelo professor Dr. Marcelo de Oliveira Soares, do Labomar (UFC).

O evento, promovido pela Sema, contou com a participação do presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, representantes do Labomar, UECE e Semace. Segundo Artur Bruno, “o programa será fundamental na elaboração de estratégias de inovação e apoio a ações na política ambiental”.

O programa Cientista Chefe, criado pelo Governo do Estado e gerido pela Funcap, órgão vinculado a Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Ceará, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Na Sema, o programa vai atuar em quatro projetos específicos: Planejamento Costeiro e Marinho, Pandemia do COVID-19 e o saneamento urbano, SIG Ambiental (Sistema de Informações Geográficas Ambientais) e a Lista Vermelha da fauna e flora ameaçadas de extinção no Ceará.

Durante a solenidade, o secretário Inácio Arruda ressaltou a importância de se fazer inovação no setor público, utilizando a competência das nossas universidades, visando sempre a melhoria dos serviços que o governo do Estado entrega à população. Ele parabenizou a iniciativa do secretário Artur Bruno, ressaltando o trabalho do biólogo Marcelo Soares, doutor em Geociências e pós-doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Segundo, Marcelo Soares, o programa irá responder a problemas objetivos e práticos do setor e irá articular ações com o setor produtivo, com a sociedade civil, instituições governamentais, grupos de pesquisa de excelência localizados em universidades privadas e públicas e demais entidades interessadas na temática ambiental, visando atingir as metas e indicadores do Governo do Estado.