As perspectivas e desafios do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

17 de agosto de 2020 - 11:51

Live debate vai abordar o financiamento da pesquisa no Brasil e a ciência como fator de desenvolvimento nacional

O Senado Federal aprovou no dia 13 de agosto, o PLP 135/2020, de autoria do senador Izalci Lucas, que trata da liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) principal ferramenta de financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Esse tema será abordado na live debate “FNDCT e os desafios para o financiamento da pesquisa no Brasil: a ciência como fator de desenvolvimento nacional”, dentro do projeto Conexão Secitece, que acontece na tarde desta terça-feira (18/08), às 15h30min, pelo Facebook e Youtube da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Participam da live debate o Senador Izalci Lucas, autor do PLP; Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; Celso Pansera, coordenador do ICTP.Br; Enio Pontes, diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação; e Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI.

O Projeto está agora em discussões na Câmara Federal. Sua aprovação é reflexo da mobilização do setor científico brasileiro, cada vez mais ciente da importância da luta política em defesa da consolidação da estrutura científica nacional. O debate vai tratar também das perspectivas que se abrem com a aprovação do Projeto do FNDCT e os desafios que ainda temos pela frente para que a pesquisa nacional não só impacte o desenvolvimento socioeconômico do País, mas torne-se competitiva no tabuleiro global.