Pesquisadores discutem importância das bolsas universitárias para a ciência

10 de agosto de 2020 - 21:16 # #

O projeto Conexão Secitece realiza nesta terça-feira (11/08), data que se comemora o Dia do Estudante, live debate sobre tema: “Estudantes pesquisadores, uma realidade no Ceará”. Com a mediação do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, pesquisadores de universidades cearenses discutirão a importância das bolsas universitárias, de iniciação científica e de Inovação Tecnológica para o desenvolvimento da ciência e apresentarão as pesquisas que vêm desenvolvendo nas suas áreas de atuação.

Participam da live debate, Luiz Drude, Diretor Científico da Funcap;

André Porfírio (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) do Labomar (UFC); Celina Rebeca, do curso de Música da UFC Sobral; Samuel Wagner Tiburi Silveira, Ciências Biológicas – URCA; e José Ricardo de Figueiredo, do Curso de Veterinária da Uece. A live debate começa às 17 horas e será transmitida ao vivo pelas mídias sociais da Secitece.

Conheça um pouco dos participantes.

Luiz Drude, Diretor Científico da Funcap

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 tornou-se Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Foi eleito, em 2009, membro da Academia Brasileira de Ciências e desde 2016 faz parte de seu Conselho Consultivo. Coordenou o Instituto do Milênio Transferência de Materiais na Interface Continente-Oceano (2005-2008), e coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano (2008-2016). Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e capacidade suporte de ecossistemas, impacto das mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema. Atualmente é diretor Científico da Funcap.

André Porfírio

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é aluno de doutorado do programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Zoologia de invertebrados, Ecologia (com ênfase em ecologia populacional) e em Ensino de Biologia.

Caline Rebeca Matos de Lima

Graduanda em Música – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará campus Sobral. É Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Música e Artes (PesquisaMus) através da Bolsa de Iniciação Científica da Funcap. Atua como Pianista da Orquestra Sinfônica da UFC Sobral e é Tecladista na Banda do Norte – UFC Sobral.

Samuel Silveira

Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas pela URCA. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/FUNCAP. Membro dos grupos de pesquisadores do Laboratório de Microscopia – LABOMIC, Laboratório de Ecofisiologia Vegetal – LECOV, Laboratório de Biologia e Toxicologia – BIOTOX e Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri – LPU. Monitor na disciplina de Biologia Celular e Microscopia.

José Ricardo de Figueiredo

1. Médico veterinário com doutorado (grau de mais alto louvor) em biotecnologia da reprodução animal- Universidade de Liége-Bélgica-1995);

2. Professor Associado “O” da Universidade Estadual do Ceará desde 1995 (DisciplinasDeontologia veterinária, Bioética, Liderança e Ação Social, Bem-estar animal, Biotécnicas da reprodução animal e Morfofisiologia da reprodução);

3. Premiações internacionais (Associação Européia de Transferência de Embriões- AETE) e nacionais (Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões-SBTE, Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza);

4. Membro da Academia Cearense de Medicina Veterinária;

5. Pesquisa Principal- Fronteira tecnológica- Desenvolvimento de ovário artificial;

6. Coordenador do Laboratório Internacional (LAMOFOPA)- Maior da América Latina (pesquisa ovário artificial);

7. Produção de mais 300 artigos científicos (maioria em periódicos internacionais) e ativa atuação de mestres (n=35) e doutores (n=33) como orientador principal.