Criarce/Secitece e LBR/Uece desenvolvem tecnologia 100% cearense no combate ao Covid-19

24 de junho de 2020 - 19:13 # #

Um vídeo-laringoscópio de baixo custo com barreira de proteção e um ventilador pulmonar já estão em fase de testes. Com tecnologia 100% cearense, os projetos foram desenvolvidos pela Secitece/Criarce e Laboratório Biofísico de Respiração (LBR), com apoio da UECE e do Instituto IDESCO, para ajudar no enfrentamento da Covid-19.

Segundo o coordenador do CriarCe, Thiagos Barros, o vídeo-laringoscópio com barreira de proteção, idealizado pela médica Nely Marjolie, facilita a intubação de forma mais rápida e precisa, além de permitir que o médico mantenha uma maior distância da via aérea do paciente. Esse diferencial tem o potencial de reduzir a exposição do profissional de saúde ao contágio pelo coronavírus.
O vídeo-laringoscópio é produzido através de impressora 3D, com lâmina em resina especial altoclavável e, além do baixo custo, seu diferencial é contar com um suporte para barreira de proteção que reduz a dispersão de aerosol durante a intubação protegendo os profissionais de saúde.

Já o ventilador pulmonar tem na sua coordenação científica, o pesquisador da UECE Sales Ávila, que conta com mais de 20 anos de atuação em Mecânica Respiratória. O produto é fabricado com peças disponíveis no mercado local e em larga escala, com basto custo e robustez de componentes. O Ventilador pode ser usado tanto na rede elétrica quanto em bateria em caso de falta de energia e obedece ainda aos requisitos brasileiros ABNT PR1003 e do Reino Unido (Medicines and Healthcare products Regulatory Agency) para Ventiladores pulmonares para uso em transporte/emergência.