Programa Centelha: três empresas incubadas no Centec avançam para 3ª fase do Edital

29 de maio de 2020 - 12:24

As empresas i7 Tecnologia, Pedalet e Restone, participantes da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece), foram aprovadas na 2ª fase do Programa Centelha, uma iniciativa que tem o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de conhecimento científico e tecnológico. A partir de agora, os classificados vão para a 3ª fase e devem apresentar um plano de fomento, detalhando o cronograma físico financeiro da proposta e aplicação dos recursos de subvenção solicitados.

Os empreendedores terão à disposição vários benefícios, dentre eles, recursos para desenvolver seu negócio, capacitações e suporte para alavancar o empreendimento, acesso a instituições de ciência, tecnologia e inovação, a potenciais investidores e o apoio de incubadoras de empresas. A coordenadora da Intece, Sueli Vasconcelos, destaca como é animador ver as empresas incubadas alcançando novas fases.

“É gratificante perceber a visão das empresas incubadas ao buscarem recursos de subvenção econômica, acreditando no potencial de inovação dos seus negócios. Elas tiveram diversos treinamentos e consultorias em áreas necessárias ao desenvolvimento de um negócio, inclusive de elaboração de projetos, o que facilitou muito a chegarem à última fase do Centelha. Nós que fazemos o Instituto Centec estamos sempre na torcida do sucesso dessas empresas”, disse Sueli.

O Programa é uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e, no Ceará, é executada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Conheça um pouco de cada projeto

Projeto “Clube de ciências”, da empresa i7 Tecnologia, de Santa Quitéria:
O projeto consiste em uma metodologia diferenciada para o ensino das ciências e da matemática tendo a robótica educacional como principal meio transformador da aprendizagem, promovendo a troca de experiências, relacionamentos interpessoais e desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento. Um dos grandes diferenciais é a implantação da robótica no ensino da ciência e da matemática.

Projeto “Rochas ultraleves”, da empresa Restone, de Fortaleza:
A iniciativa reaproveita o desperdício da matéria prima gerada na extração de rochas ornamentais consideradas de alta qualidade.

Projeto “Pedalar para a inclusão social”, da empresa Pedalet, de Horizonte:
Consiste em novos modelos de velocípedes auto equilibráveis para utilização de indivíduos com diferentes tamanhos e faixas etárias (infantil, juvenil e adulto), dedicado às suas necessidades e que trazem um benefício real na atividade física tanto em crianças como em adultos.

Sobre a Intece
A Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) oferece, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), condições e facilidades necessárias ao surgimento e crescimento de empresas industriais, de serviço e do agronegócio, promovendo a geração de emprego e renda e a competitividade das micro e pequenas empresas. Saiba mais em www.centec.org.br/intece.

 

Fonte: Centec