Com realização on-line, Semana de Zootecnia da UVA tem participantes de dez estados

21 de maio de 2020 - 18:32 # #

A XXI Semana de Zootecnia da UVA teve formato inteiramente on-line, transmitida por meio das plataformas digitais Google Meet e Instagram, de 11 a 15/05/2020

A Coordenação do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou, no período de 11 a 15 de maio de 2020, a XXI Semana de Zootecnia. Com formato inteiramente on-line, transmitido por meio das plataformas digitais Google Meet e Instagram, o evento reuniu profissionais, alunos, ex-alunos e professores da UVA e de Instituições dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

O evento realizado pela UVA comemora, anualmente, o Dia do Zootecnista (13 de maio) e teve como tema central este ano “A modernização da produção animal”. Com 180 participantes na palestra de abertura, o público envolvido nos cinco dias de evento ultrapassou o comumente atingido nas edições anteriores presenciais, de acordo com os organizadores. “O objetivo foi promover um ciclo de palestras virtuais para compartilhar conhecimento, aproximar a UVA de outras Instituições e estimular o debate de temas atuais da Zootecnia, utilizando a tecnologia para diminuir a distância, durante o isolamento social nesse período de pandemia”.

Para a organização do evento, “a realização inteiramente on-line da XXI Semana de Zootecnia da UVA promoveu o compartilhamento de informações técnicas de professores de importantes universidades e institutos de ensino, pesquisa e tecnologia, bem como de empresas da inciativa privada, além da abertura de novos canais de comunicação e possibilidade de trabalhos científicos futuros com os palestrantes e seus grupos de pesquisa”. O evento teve a participação, também, do presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, que proferiu palestra na data comemorativa do Dia do Zootecnista.

A XXI Semana de Zootecnia da UVA discutiu os seguintes temas: “Produção Animal pós-COVID-19”; “Qualidade da leitegada: novos conceitos”; “Alimentação natural de cães e gatos”; “O comportamento pode trazer informações sobre o bem-estar na produção animal?”; “Curiosidade sobre o mel de abelhas sem ferrão”; “A atuação do Zootecnista pós-COVID-19”; “Produção de peixes ornamentais nos centros urbanos”; “Manejo nutricional de caprinos e ovinos leiteiros: maximizando a eficiência dos sistemas de produção”; “Testes de eficiência alimentar e o uso de cochos eletrônicos para ovinos”; “Utilização de recursos genéticos nos sistemas pecuários de base familiar”; “Galinhas caipiras da raça canela preta: resultados de pesquisa e desafios”; “Tecnologia e mercado: alternativas para incremento de produtividade na bovinocultura de corte”; e “Desenvolvimento de novos produtos cárneos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA