“A vida humana não pode ser objeto de política”, diz Helena Nader

14 de abril de 2020 - 18:51

Em videoconferência, a cientista criticou o desrespeito com que a ciência vem sendo tratada no mundo e disse que a pandemia vai mudar essa realidade

Através de vídeo conferência realizada na tarde desta terça-feira (14/04) pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a cientista Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), falou sobre o desrespeito mundial com a ciência, e dos duros cortes orçamentários que as instituições científicas sofreram nos últimos anos. Para Helena Nader, que falou para uma plateia de cerca de 100 cientistas e pesquisadores cearenses, “a pandemia está ajudando a mudar essa realidade”.

O debate foi conduzido pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda, e contou com a participação do professor José Xavier Neto, Cientista Chefe da área da saúde, e do professor da Universidade Federal do Ceará e diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, Ênio Pontes. Helena Nader criticou o desmonte da Caps, do CNPq, da Finep e o não comprometimento do Brasil com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, da ONU.

Segunda Helena Nader ninguém vai tirar da prateleira um medicamento para tratar o vírus. “A hidroxicloroquina pode até ser eficiente, mas precisamos ter uma ciência acontecendo para ter certeza disso. Não trabalhamos com achismo. A vida humana não pode ser objeto de política. A vida humana tem que ser resguardada. O Brasil tem uma ciência espetacular e está envolvido na busca pela solução. Só que a ciência não tem a velocidade da assinatura de uma caneta”, afirmou.

A cientista falou ainda que o Brasil tem pesquisadores “espetaculares” que estão envolvidos em achar uma solução para essa crise mundial. E lembrou que a pesquisa não acontece na velocidade que as pessoas gostariam. “As regiões tem diferentes ambientes, que vão responder de forma diferente a pandemia. Essa situação vai mostrar a importância da pesquisa básica. O vírus tem mutação muito rápida e será a pesquisa básica, que muitos achavam desnecessária, que vai dar resposta a crise”, completou

Por fim, parabenizou o governador do Ceará Camilo Santana pela “condução lógica e esclarecida com que tem se comportado em todos os momentos dessa pandemia, se baseando sempre na ciência e nas evidências”. Defendeu o distanciamento social e disse que o país vai pagar um alto preço pela desindustrialização brasileira.