Criarce/Secitece entregam mais de mil kits de EPI a profissionais de saúde

9 de abril de 2020 - 11:46

A iniciativa conta com a parceria de nove instituições, que se uniram no combate ao Covid-19. Agora eles precisam de ajuda para continuar produzindo

Mais de mil kits de equipamentos de proteção individual (EPI) foram entregues a hospitais e UPAs de Fortaleza, através do projeto “Inovação contra o COVID 19”, coordenado pelo Criarce, em a parceira com mais nove entidades. As chamadas “Faces Shields” são confeccionadas por 15 impressoras 3D, um plotter de recorte e uma cortadora laser, contando ainda com maquinário em operação de voluntários que trabalham home office. O objetivo é ajudar na segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

Já foram entregues até o momento, 1080 suportes em 3D, 1009 lâminas de acetato e 2019 elásticos para sustentação. Os Kits são compostos por um suporte, duas lâminas e quadro elásticos. A produção é entregue de forma 100% gratuita aos hospitais e profissionais da saúde que solicitam a demanda via formulário.

 

O projeto “Inovação contra o COVID 19” está sendo executado junto com parceiros como a Uece, Nutec, Idesco, Unifor, Citinova, Comunidade Maker, entre outras. Até o momento já foram entregues kits ao Hemoce, Hospital Geral de Fortaleza, Instituto do Câncer, Hospital São José, UPAs e Hospital Antônio Prudente, SOPA, Hospital Infantil, Hospital Dr. César Cals, Hospital Albert Sabin, Samu – CE, ISGH dentre outros hospitais e clínicas de odontologia.

“Grande parte dessa produção só foi possível graças aos parceiros, voluntários e comunidade civil que tem ajudado com a doação de materiais, insumos e mão-de-obra. Contudo, a demanda por tal equipamento está cada vez maior e esse número não é equivalente ao estoque de insumos. A falta desse material já é uma realidade e isso tem inviabilizado nossa atuação”, explica Thiago Barros, fazendo um apelo a toda a comunidade, empresas e instituições que se sensibilizam com o momento crítico pelo qual estamos enfrentando e se solidarizam com a iniciativa.

 

 

Os interessados em contribuir devem acessar o formulário de apoio técnico disponível no link da nossa Bio no Instagram (@criarce) ou falar via direct, lembrando sempre de deixar telefone para que possamos retornar o contato.

CriarCe

O CriarCE é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, com o objetivo é apoiar equipes e/ou empresas a desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras rentáveis que possam chegar ao mercado consumidor. Conta com um laboratório de prototipação equipado com ferramentas que auxiliam em todos os aspectos o processo de desenvolvimento da tecnologia e um programa de apoio ao desenvolvimento de produtos que se concentram em uma Jornada de Prototipação/Produção.

No entanto, com a disseminação do novo coronavírus na capital cearense, as atividades foram suspensas, conforme determinações do Governo do Estado e as recomendações do Ministério da Saúde. “Aderimos então, a uma ação mais ampla de produção de Face Shields e adaptamos o modelo a nossa realidade e necessidade”, explica Thiago Barros.

Parceiros e Colaboradores

Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará (Lais/Uece); Fundação Citinova; Instituto Atlântico e Instituto Desenvolvimento; Estratégia e Conhecimento (Idesco); Universidade de Fortaleza (UNIFOR); IVIA Inovação e Tecnologia; Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC); ICC BIOLABS, PADLAB, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Instituto Nordeste Cidadania (INEC). Grupo Araújo Brilhante (Famel, Florinha, Sejafavo); impressão3 3D Concept e Fortaleza Maker