Reitores se alinham às medidas governamentais e discutem novo calendário escolar

2 de abril de 2020 - 14:47 # #

Membros do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses – CRUC estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (01/04), sob a presidência, do reitor URCA, Francisco do O’ Lima Júnior.

Através de vídeo conferência, os reitores das universidades públicas federais e estaduais discutiram com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o alinhamento das instituições de ensino superior ao decreto do Governador Camilo Santana, que suspende as aulas até o dia 30 de abril, e a MP que define o novo calendário escolar para 2020, além da resolução do Conselho Estadual de Educação.

Os reitores entendem que as universidades não podem ser 100% desmobilizadas. Elas contam com cursos da área da saúde, que precisam estar funcionando, e com laboratórios que podem ajudar neste período de combate a coronavírus. Eles estão trabalhando também numa melhor forma de ajustar o calendário escolar, sem prejuízo para os alunos.

A reunião contou com a participação dos reitores da UECE, Jackson Sampaio, da UFC, Cândido Albuquerque, do IFCA, Ricardo Luiz Lange Ness, do IFCE, Virgílio Araripe, da UVA, Fabiano Carvalho, e da Unilab, Roque Nascimento.

O CRUC

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, fundada em 15 de julho de 1992. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará. Integram o Cruc: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).