Laboratório do Nutec é credenciado pela Adagri para análises de produtos de origem animal

17 de março de 2020 - 15:49

O Laboratório de Ensaios para Análise de Água e Alimentos (LEA) do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), a partir da Portaria Nº 015/2020, publicada no Diário Oficial do Estado em 09 de março de 2020, está credenciado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) para realizar análises laboratoriais em apoio ao serviço de inspeção de produtos de origem animal, oriundas dos programas e controles oficiais da Agência.

A seleção foi realizada pela Adagri, por meio de edital, em dezembro de 2019. Com esse credenciamento, o alimento coletado pela a Agência será analisado pelos laboratórios do Nutec para verificar e atestar a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal consumidos no Estado do Ceará.

“A Adagri não precisará enviar as amostras para fora do do Estado. O Nutec irá verificar se apresentaram alguma irregularidade quanto aos parâmetros físico-químicos e microbiológicos”, explica o gerente de Química e Alimentos do Nutec, Jackson Malveira.

Hoje o Ceará possui 89 empresas de produtos de origem animal com Registro de Serviço de Inspeção Estadual (SIE) na Adagri, somando aproximadamente 1500 produtos. Um laboratório de referência no Estado fortalecerá o controle de qualidade dos produtos que chegam na prateleira dos cidadãos.

O Nutec é uma autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).