Oche Ceará: Olimpíadas de Ciência Humanas vai reunir 50 mil estudantes do Ceará

6 de março de 2020 - 16:31

O projeto, elaborado por professores do IFCE, foi apresentado ao secretário Inácio Arruda

O Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFCE, José Wally Menezes, apresentou ao secretário Inácio Arruda o projeto da “Oche Ceará 2020”. Trata-se das Olimpíadas de Ciências Humanas destinadas, exclusivamente, a estudantes de estabelecimentos de ensino públicos e privados que oferecem educação básica no estado do Ceará.

A apresentação do projeto aconteceu na manhã desta quinta-feira (05/03), com a presença de membros da comissão organizadora: Robson Campanerut, Zilfran Fontenele e Jefferson Vale, e do diretor do campus do IFCE de Maranguape, Robson Siqueira. Eles solicitaram ao secretário Inácio Arruda o apoio institucional ao evento.

Segundo seus organizadores, a olimpíada visa despertar, motivar e incentivar nos jovens o conhecimento sobre aspectos humanos, sociais, econômicos, culturais, históricos, filosóficos, geográficos e ambientais do Ceará. Em 2019, foram cinco mil escritos, de 76 municípios cearenses, com 68% dos alunos sendo da escola pública. Para 2020, a expectativa é reunir cerca de 50 mil participantes, de 100 municípios.A Oche Ceará aborda temáticas relacionadas a patrimônio cultural, costumes, personagens históricos, lendas, pessoas, paisagens, meio ambiente, culinária, clima, aspectos econômicos, políticos, sociais, indígenas do Ceará. O lançamento do edital está previsto para o final do mês de março. Já o período de inscrição acontecerá no período de 27 de julho a 17 de agosto.

Quem pode participar:

Equipes compostas por 3(três) alunos e 1(um) professor orientador de qualquerdisciplina das Ciências Humanas, sempre da mesma escola.

• Alunos de escolas públicas e privadas de Ensinos Fundamental II (8o e 9o anos) e Médio (1o, 2o e 3o anos);

• Alunos de Educação de Jovens e Adultos;

• Alunos do IFCE (cursos Técnicos Integrados – 1o ao 4o anos).

Obs. A OCHE Ceará se destina exclusivamente e estabelecimentos de ensino públicos e privados que oferecem Educação Básica situados no estado do Ceará.