Programa de Formação em Artes Cênicas vai beneficiar 1200 artistas cearenses

11 de fevereiro de 2020 - 14:55 #

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou na tarde desta segunda-feira (10/02), no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, da solenidade de abertura do Programa de Formação em Artes Cênicas nas Microrregiões Culturais do Ceará. O objetivo do programa é beneficiar um total de 1200 artistas de todo o Estado, buscando democratizar e descentralizar o processo formativo, de caráter avançado, das Artes Cênicas no Estado.

O evento, que acontece no período de 10 de fevereiro a 19 de março, é uma promoção do Ministério do Turismo do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e a Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica.

O investimento para a realização desse Programa é fruto de Emenda Parlamentar/2013, do então Senador Inácio Arruda, por meio da Funarte – Fundação Nacional das Artes, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

A solenidade de abertura oficial do Programa contou com a presença do secretário da Cultura do Estado Fabiano Piúba, do secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, do secretário Municipal de Cultura, Gilvan Paiva, do Coordenador de Conhecimento e Formação da Secult, Ernesto Gadelha, da Diretora Geral do Programa Rejane Reinaldo, e dos representantes do corpo docente .

Segundo Rejane Reinaldo, o “Programa possibilitará um fluxo formativo das artes cênicas entre as macrorregiões culturais do Ceará, realizando o intercâmbio de saberes e fazeres entre profissionais, artistas, professores, pesquisadores das artes cênicas cearenses com participantes brasileiros (Acre, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte) e de outros Países (Itália, França, Venezuela, Chile, Argentina)”, ressalta a diretora da ação Rejane Reinaldo.

Com informações da Ascom da Secretaria da Cultura do Ceará
Fotos: Felipe Abud