Fortaleza: Secitece apresenta destaques da educação superior em encontro da prefeitura

5 de fevereiro de 2020 - 17:01

O coordenador de Educação Superior, Cândido B.C. Neto, fez uma síntese das atividades desenvolvidas e seus impactos na cidade

A Secitece esteve presente no Encontro Anual das Câmaras Setoriais, evento promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), e que aconteceu nesta quarta-feira (5/2), no Teatro São José. O coordenador de Educação Superior da secretaria, professor Cândido B.C. Neto, membro da Câmara Setorial de Educação, apresentou uma síntese das atividades desenvolvidas pela câmara, dos produtos alcançados e seus impactos na cidade.

Na ocasião, Cândido aproveitou para citar a superação das metas que envolvem o ensino superior dentro do Plano Estadual da Educação (PEE), que revelou o aumento significativo no número de matrículas, além do salto no quantitativo de mestres e doutores, e elevação no número de títulos de mestrado e doutorado concedidos pelas instituições, o que torna a capital cearense e o estado como um todo destaques a nível nacional.

Além disso, o coordenador da Secitece abordou o estudo realizado pela secretaria e que traçou o panorama atual do ensino superior a distância na capital. A ideia é utilizar os subsídios do levantamento para elevar a oferta do ensino e garantir a instalação da Universidade Aberta do Ceará (Uace).

Siga 2040

No encontro, foi apresentada a situação geral do Plano Fortaleza 2040, seu estágio de implementação e sistema de governança, com destaque para o Siga 2040, Sistema de Acompanhamento do Plano, concebido para possibilitar o acompanhamento do andamento do Plano por meio das Câmaras Setoriais, de forma padronizada e automatizada.

Sobre as Câmaras Setoriais

As 15 Câmaras Setoriais são formadas por órgãos da administração municipal e estadual, coordenadas por um órgão municipal e com a função principal de articular as instituições executoras das ações propostas pelo Plano Fortaleza 2040. Cada uma das 15 Câmaras inicialmente criadas tem a responsabilidade de articular os órgãos envolvidos na execução de um ou mais planos.