Reitor da URCA é empossado Presidente do CRUC

24 de janeiro de 2020 - 14:54

Francisco de Lima Júnior assumiu o cargo garantindo cumprir os pressupostos básicos da democracia, da cidadania plena e dos direitos humanos fundamentais

Fortalecer o Conselho de Reitores das Universidades Cerenses, dialogar com outras organizações representativas e expandir seu papel como agente de inclusão inovador através do conhecimento, são alguns dos objetivos do novo presidente do CRUC, reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O’ de Lima Júnior. Ele tomou posse na manhã desta sexta-feira (24/01), em solenidade realizada no auditório da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. O secretário Inácio Arruda presidiu a solenidade, que empossou também, o vice-presidente, reitor da Unilab, Alexandre Cunha Costa.

Durante sua fala, o presidente empossado agradeceu o apoio recebido do secretário Inácio Arruda e de toda a equipe da Secitece. Ressaltou o compromisso do CRUC com a defesa das universidades, “mantendo guarda na garantia do fiel cumprimento dos pressupostos básicos da democracia, da cidadania plena e dos direitos humanos fundamentais, sem a distinção de pessoas, etnias, credo, identidade de gênero ou orientação sexual, e sem a presença de qualquer tipo de intolerância”.

O reitor Lima Júnior substitui na presidência do CRUC, o reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Fabiano Cavalcante de Carvalho, que cumpriu um mandato durante o ano de 2019. Na ocasião, Fabiano de Carvalho destacou alguns pontos da gestão que precisam ser resolvidos, como a anuidade das universidades, a lei de autonomia e a internacionalização das universidades cearenses. Fabiano foi homenageado com uma placa e um certificado alusivo ao seu trabalho à frente do CRUC.

Presentes à solenidade de posse do novo presidente do CRUC, o reitor Jackson Sampaio (UECE), o pró- Reitor do IFCE, Wally Menezes, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior. O secretário falou sobre a importância das universidades como geradoras do conhecimento para o desenvolvimento da economia do Estado do Ceará. Ele deu como exemplo, o programa Cientista Chefe, que une universidades e governo na construção de soluções em áreas como segurança, saúde, agronegócio.

Participaram também da solenidade o secretário Executivo da Secitece, Francisco Carvalho, a secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Nágyla Drumond, o coordenador da Educação Superior, Cândido BC Neto, a professora Paula Lenz, representando a Funcap, e o diretor da Casa Amarela da UFC, Wolney Oliveira, entre outras autoridades.

O secretário Inácio Arruda encerrou a solenidade parabenizando os novos dirigentes do Cruc. E convidou todos para o Simpósio de Educação Superior, que vai discutir, entre outros assuntos, os impactos das universidades no desenvolvimento do Ceará. “As universidades trabalham como grandes condutoras de projetos de desenvolvimento, de atração de empresas, a serviço do crescimento econômico do Estado”, ressaltou Inácio. O Simpósio de Educação Superior, promovido pela Secitece, está marcado para os dias 12 e 13 de março, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Eleição

O Reitor da URCA, Francisco do O’ Lima Júnior, foi eleito Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), no dia 14 de novembro de 2019, tendo como Vice-Presidente o Professor Alexandre Cunha Costa, Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

O CRUC é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, fundada em 15 de julho de 1992. É formado por 8 universidades do Ceará, sendo sete públicas e uma privada.: URCA, UVA, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).