Inovação: alunos do Centec desenvolvem maionese vegana à base de coco

14 de janeiro de 2020 - 15:15

Foi o desafio lançado por uma professora do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri que levou os alunos Davidson Ferrer, Luan Figueiredo e Kelvia Leal a desenvolver uma maionese vegana à base de coco verde. Segundo Davidson, o processo de fabricação é o mesmo do produto tradicional, mas com a utilização do sal negro – um ingrediente indiano feito com uma combinação de ervas – em substituição ao ovo.

“Sabemos que há o risco de contaminação por salmonela com o ovo cru, por isso, fizemos um teste com o sal negro, encontrado em casas de produtos naturais e deu super certo. Ele é utilizado numa quantidade mínima e exala um cheiro forte no início, pela liberação de enxofre, mas na medida em que a homogeneização vai ocorrendo, ele perde esse cheiro e dá a textura necessária”, explica Davidson, que segue agora para o 5º semestre na faculdade. A inovação também leva suco de limão e azeite.

O resultado é um produto com baixo teor de gordura, sem ovo, sem glúten, sem lactose e 100% vegano. E os alunos garantem que o sabor é surpreendente. “A professora ficou muito animada com o resultado que apresentamos na sala e nos estimulou a seguir com esse projeto. Vamos continuar o desenvolvimento da maionese neste semestre e fazer as análises fisico-químicas, microbiológicas e o valor nutricional. Esperamos apresentar um produto mais maduro na Expocrato e na Feira do Conhecimento deste ano e fazer com que ele chegue ao mercado e até as pessoas”, torce Davidson.

A maionese vegana foi um projeto desenvolvimento durante a disciplina de Análise Sensorial, e, segundo os alunos, também foram utilizados conhecimentos das aulas de higienização e óleos e gorduras. O produto foi criado e testado no Laboratório de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal da Fatec Cariri, sob a orientação da professora Natasha Monteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Centec