Secitece recebe visita dos consules dos Estados Unidos

19 de dezembro de 2019 - 14:55 #

Na ocasião foram destacados os projetos de inovação desenvolvidos no Estado, que trabalham para um Ceará digital e inovador

Conhecer o ambiente de inovação e tecnologia desenvolvido no Ceará foi um dos motivos da visita do Cônsul Geral dos Estados Unidos, John Barret, e da Consul de Política e Economia, Catherine Griffith, ao Ceará. Eles estiveram na Etice, na Fiec e na tarde desta quarta-feira (18/12) foram recebidos pela secretária executiva da Secitece, Nágyla Drumond. Eles vieram acompanhados da Assistente para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado, Joana Cavalcanti.

Durante a visita, a secretária Nágyla explicou que o projeto do Governo do Estado é que o Ceará se apresente como um estado inovador., um estado digital, que exporte tecnologia. Já existe um ambiente próprio para o desenvolvimento, com 13 universidades, duas faculdades tecnológicas, 105 escolas profissionalizantes. Nágyla destacou o Cinturão Digital, os programas Corredores Digitais, Criarce, UTD, Cientista Chefe, Feira do Conhecimento e várias outras ações, como a criação do Laboratório de Inovação e Dados do Governo, que vão tornar um Ceará mais veloz, digital e inovador.

“Todo esse trabalho é no sentido de consolidar o ecossistema de CT&I”, disse a secretária Nágyla, informando que o grande desafio é segurar os profissionais no Ceará. “Precisamos atrair talentos, formar talentos, que desenvolvam ciência e tecnologia aqui no Estado. Precisamos de gestores que dialoguem com todos os setores, principalmente os que se destacam na área de inovação”.

A questão do Parque Tecnológico foi também discutida com o pessoal do consulado. Já foi feito o estudo de viabilidade, que chegou a conclusão que no Ceará cabe um Parque Tecnológico, com a possibilidade de ser descentralizado. “Estamos trabalhando para construir um estado para o desenvolvimento, um Ceará digital , desburocratizado, com empresas se sentindo seguras em se instalarem em Fortaleza ou em qualquer cidade cearense”.

O cônsul John Barret agradeceu a recepção, prometeu voltar mais vezes a Fortaleza. colocando o consulado a disposição da secretária. Ficou acertado, em breve, uma visita do secretário Inácio Arruda ao consulado.