Fórum China-AL de Inovação e Tecnologia segue com programação no Palácio da Abolição

12 de dezembro de 2019 - 17:09


Inácio foi mediador do painel “Construindo um Ecossistema de Inovação”, na tarde desta quinta-feira (12/12)

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, participou da programação do 6º Fórum China-América Latina de Inovação e Tecnologia ocorrida nesta quinta-feira (12/12), no Palácio da Abolição, em Fortaleza/CE.

A atividade contou com a presença da missão chinesa da Universidade Tsinghua (Tirruá), composta de 25 membros e mais 10 pesquisadores de onze diferentes países hispano-americanos. O secretário da Casa Civil, Élcio Batista, falou sobre o tema “Reconstruindo o modelo de desenvolvimento do Ceará par a uma sociedade baseada no conhecimento” durante a programação da manhã.

Já à tarde, Inácio Arruda foi mediador no Painel “Construindo um Ecossistema de Inovação”, que contou com a participação dos cientistas José Macêdo, Jackson Jiao, Ângela Cohen Uller e Vinicius Werneck. Na sexta-feira (13/12), às 16h30, o secretário da Secitece proferirá palestra acerca do programa “Corredores Digitais”, maior iniciativa para desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará.

+ sobre o Fórum

O Fórum China-América Latina de Inovação e Tecnologia é realizado pela primeira vez em Fortaleza. Estão sendo debatidos temas como Inovação tecnológica em Energias Renováveis, Biotecnologia, TIC e Segurança não-tradicional; os desafios políticos relacionados à presença da China na América Latina e as possibilidades de cooperação entre as sociedades da China e da América Latina.

No mesmo período, é realizado também o I Simpósio Internacional para Inovação do Ceará. Os dois eventos abrigam tratativas de cooperação entre universidades cearenses e chinesas, além do compartilhamento de experiências e promoção de debates sobre inovação como vetor de conhecimento nos setores público, de saúde e de energias renováveis.