Missão chinesa dialoga sobre oportunidades de cooperação com instituições cearenses

12 de dezembro de 2019 - 15:43


O VI Fórum China-América Latina de Inovação e Tecnologia e o I Simpósio Internacional de Inovação do Ceará seguem até sexta-feira (13/12)

Os secretários executivos da Secitece, Nágyla Drumond e Francisco Carvalho, participaram da abertura do VI Fórum China-América Latina de Inovação e Tecnologia e do I Simpósio Internacional de Inovação do Ceará, na manhã desta quarta-feira (11/12), na Uece, campus Itaperi. As atividades seguem até sexta-feira (13/12), com o objetivo de gerar possibilidades de cooperação entre instituições cearenses e chinesas e promover o compartilhamento de experiências sobre inovação em diversos setores.

A missão chinesa da Universidade Tsinghua (Tirruá), composta de 25 membros e mais 10 pesquisadores de onze diferentes países hispano-americanos, cumpre uma extensa agenda que inclui reuniões, visitas a laboratórios e outras atividades de integração. A comitiva foi recepcionada por representantes do sistema estadual de CT&I e pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio, que fez uma apresentação dos dados da dimensão da instituição, considerada pela 9ª vez consecutiva, no ranking da Folha (RUF), a melhor Universidade Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Durante a abertura dos eventos, o secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho, apresentou um “raio X” da educação superior do Ceará, que demonstrou um avanço significativo nos últimos 10 anos. O destaque ficou por conta do aumento da oferta de cursos, da evolução do número de docentes e de técnicos administrativos, além do incremento na quantidade de matrículas a distância e presenciais. Carvalho mostrou ainda o “Mapa da Educação Superior” que ilustra a boa distribuição de unidades de ensino e seu alcance em praticamente todo o Estado.
A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Nágyla Drumond, fez questão de frisar durante a abertura do Fórum e do Simpósio que existe muito o que se dialogar sobre educação superior com a comitiva chinesa e que o Ceará e a China têm muito a aprender e ensinar entre si.
Nágyla destacou ainda que só se internacionaliza a nação que promove Ciência e Tecnologia e que o Ceará está nesta vanguarda do ensino, da pesquisa e da inovação, graças à aposta e ao fundamental apoio e investimento do Governo do Ceará.

Visita aos laboratórios

Já na tarde desta quarta-feira (11/12), o secretário da Secitece, Inácio Arruda, se juntou à comitiva chinesa para participar da visita guiada a alguns laboratórios situados no campus Itaperi, em conjunto com representantes da Uece e das demais instituições de CT&I.


O itinerário inclui visitas às seguintes estruturas: LEAD – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell/UECE; LAIS – Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade; ISBC – Instituto Superior de Ciências Biomédicas; HVET – Hospital Veterinário; UPTBI – Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação; MCFA – Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas; ACP – Água de Coco em Pó, Empresa do Parque Tecnológico: ACP Indústria, Comércio e Exportação de Produtos Naturais.