Contaminação por óleo: Nutec realiza análises de pescados comercializados no Ceará

7 de novembro de 2019 - 14:51

A análise avaliará os possíveis contaminantes presentes na cadeia alimentar, consequentes dos danos provocados pelo derramamento de óleo nas praias do Estado

Uma média de 200 amostras de pescados comercializados nos municípios cearenses serão analisadas pelos laboratórios de química e alimentos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará – Nutec, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado. A instituição está colaborando com as ações de avaliação e monitoramento dos danos provocados pelo derramamento de óleo nas praias do Estado. A coleta, que teve início nesta quinta-feira (07), avaliará os possíveis contaminantes presentes na cadeia alimentar, consequentes do petróleo cru.

O estudo, realizado junto com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri, analisará produtos oriundos do mar e investigará a contaminação por benzeno, por hidrocarbonetos totais de petróleos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e metais.

Para a coordenadora do Laboratório de Química Instrumental do Nutec, Crisiana Andrade, essa é uma forma do Estado dar uma resposta à população com relação a segurança alimentar. “A população precisa saber se pode comer ou não os produtos oriundos do mar com segurança, já que nossas praias foram contaminadas por óleo”, afirma.

Para o trabalho de análise, será criado um banco de dados com os produtos provenientes de 28 colônias de pescadores e serão priorizadas as 10 praias do Ceará atingidas pelo óleo. Os primeiros resultados devem sair em 15 dias.

O Governo do Ceará vem, desde o dia 25 de setembro, reunindo todas as entidades que possam colaborar com o combate à mancha de óleo que vem atingindo o litoral do Nordeste, de forma a mitigar seus efeitos no Estado. Desde então, foi formado um Grupo de Trabalho – com representantes de vários órgãos – que se reúne semanalmente para planejar e executar ações de monitoramento e limpeza.

O Nutec também está sendo contactado para realizar análises no Rio Grande do Norte (RN) para o Idema, vigilância sanitária e Instituto para desenvolvimento do meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec