Cientistas propõem soluções para reduzir efeitos do vazamento de óleo no litoral cearense

1 de novembro de 2019 - 11:39


O encontro foi idealizado e coordenado pela Secitece e aconteceu na sede do Labomar/UFC, em Fortaleza.

Cinquenta pesquisadores e agentes das esferas estadual e federal estiveram reunidos nesta quinta-feira (31/10) para debater e apresentar soluções que ajudem a reduzir os efeitos do vazamento de óleo nas praias e estuários do Nordeste e, especialmente, no litoral do Ceará. O encontro foi idealizado e coordenado pela Secitece e aconteceu na sede do Labomar/UFC, em Fortaleza.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, enfatizou em sua fala que cientistas e pesquisadores podem, sim, oferecer soluções para o problema e ainda sugerir ações de prevenção desses acidentes, que afetam diretamente áreas fundamentais como o meio ambiente, a economia e o turismo.

Inácio reforçou ainda a atuação conjunta dos estados. “Os governadores do Nordeste já estão unidos para tratar desse tema. Uma das iniciativas é a de propor às petroleiras atuantes no Brasil e que envolvem, pelo menos, cinco países, que realizem ações para mitigação e proteção ambiental”, completou.

Presente no encontro, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, apresentou a situação das manchas de óleo na costa cearense e conversou com especialistas sobre os impactos, articulação de estratégias e ações que possam minimizar o ocorrido. O governo estadual está alinhado com diversos órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, ONGs e academia na tomada de providências para o monitoramento, limpeza e mitigação dos impactos em relação ao incidente.


Grupos de trabalho

Os participantes debateram os tópicos abaixo, relativos ao óleo no litoral do Nordeste. Ao final do evento, as sugestões embasadas em estudos foram registradas e seguirão para análise de viabilidade.

– Saúde e química;
– Aspectos legais e economia do mar;
– Prevenção e monitoramento;
– Gestão costeira e proteção e resposta frente a derrames;
– Recursos biológicos dos ecossistemas costeiros e marinhos.


Estiveram presentes no encontro a presidente do Labomar/UFC, Ozilea Bezerra; o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; o diretor científico da Funcap, Luiz Drude; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFC, Jorge Lira; além de pesquisadores da Fiocruz, UFC, IFCE, Uece, Centec, Funcap e Labomar, bem como entidades ligadas à pesca e aquicultura.