Cobertura FdC3: Premiações das competições de ciência e tecnologia

19 de outubro de 2019 - 14:38 # # #

Prêmios foram de patentes a equipamentos tecnológicos

As equipes vencedoras das competições de tecnologia e ciência da Feira do Conhecimento 2019 receberam as suas premiações na solenidade de encerramento do evento, na noite deste sábado (19). As honrarias foram de medalhas, equipamentos tecnológicos, mentorias, processos de incubação em entidades e certificados e patentes dos projetos selecionados.

Festival de Jogos

O Festival de Jogos, realizado pela União Cearense de Gamers (UCEG), avaliou o trabalho de jogos desenvolvidos no Ceará em 2019. Ao fim do evento, uma comissão julgadora analisou os trabalhos e escolheu os vencedores nas seguintes categorias: Melhor jogo analógico: FENA. Melhor jogo comercial: ROADOUT. Melhor jogo na categoria estudante: FARM BREAK. Melhor jogo cearense de 2019: ROADOUT. Já na categoria popular, o escolhido foi o jogo FARM BREAK.

Hackathon

O Hackathon do Conhecimento incentivou equipes a participaram de uma maratona visando desenvolver soluções tecnológicas na área de sustentabilidade. O projeto vencedor da maratona de programação da FdC3 foi o projeto COGNOS.

Salão do Inventor Cearense Expedito Parente

A tradicional exposição que divulga invenções cearenses premiou em terceiro lugar o projeto “Rover Explorador”, do inventor Alberto Jorge Correia. Em segundo, o projeto “Macarrão com Índice Glicêmico Reduzido para Diabéticos”, da inventora Cícera Alyne Lemos Melo. Em primeiro lugar: o inventor Carlos César Freitas, com o projeto “CésarWell – Ecológico Solução e Erosão Costeira”.

MAKER CHALLENGE

Com o objetivo de tirar do papel projetos tecnológicos e inseri-los no mercado, o Maker Challenge proporcionou as equipes participantes uma infraestrutura para que elas desse vida a suas ideias.  Ao fim do desafio, a banca de especialistas escolheu como terceiro lugar Mimoffice, em segundo lugar, o projeto Conjurador, e como grande campeão, o projeto Mouse Adapt.

Ceará Faz Ciência

Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico, o projeto Ceará faz Ciência em 2019 expôs trabalhos de vinte equipes de estudantes de ensino médio/técnico/profissionalizante e de ensino fundamental II, oriundos de escolas públicas e privadas do estado. Os vencedores foram:

Ensino Fundamental II:
3º Lugar: O Desafio de Combater a Poluição Causada pelo Plástico com a Produção de Canudos Biosustentáveis  – Escola Cosme Rodrigues de Sousa
2º Lugar: Produção de Biofertilizante de Absorção Foliar Liquido de Base Orgânica para o Desenvolvimento Sustentável- Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
1º Lugar: Óculos Especial para Deficientes Visuais – Escola Evaldo Holanda Maia

Ensino Médio/Profissional
3º Lugar: Matec – Utilizando a Tecnologia no Aprendizado da Matemática – Escola Alda Ferrer Augusto Dutra
2º Lugar: Bioenergia – Simulador de Caminhada Ergométrico Produtor de Energia Elétrica – Escola Marta Maria Giffoni
1º Lugar: Bengala Eletrônica Carregada com Energia Solar como Exemplo de Tecnologia Assistiva – IFCE Limoeiro do Norte

GAMEJAM

Uma competição integrada a FdC3 e a Feira de Soluções para a Saúde da Fiocruz, onde equipes desenvolveram jogos digitais com a temática da saúde. Como grande vencedor, utilizando o tema vacinas, o projeto Tiny Doctor foi o escolhido.

Torneio de Robótica

O Torneio de Robótica, atividade realizada pelo IFCE e pela Universidade do Trabalho Digital (UTD), foi uma das atrações da feira que mais movimentaram o público. O torneio foi dividido em três modalidades: Estoura Bola, vencida pela equipe Eletrocup, formada por alunos da escola Marta Maria Giffoni; Seguidor de Linha, vencida pela equipe Os Megatrônicos, de alunos do colégio Sete de Setembro; e Seguidor de Linha com Obstáculos, onde se consagrou vencedora a equipe Hextec_BR, também de alunos da escola Marta Maria Giffoni.