Cobertura FdC3: Salão do Inventor reúne projetos que visam melhorar a vida da população

17 de outubro de 2019 - 15:55 #

Um deles receberá, da empresa Wissen Tech, um serviço gratuito de Proteção da Tecnologia, que inclui ações como o registro de propriedade intelectual

Apresentando temas relacionados à saúde, ecologia e inclusão social, o Salão do Inventor Cearense reúne vinte projetos que visam melhorar a realidade socioeconômica da população. Entre os projetos selecionados, temos o “Vreye” que consiste em um aplicativo com o objetivo de auxiliar estudantes com deficiência parcial da visão.

Marcelo Martins, 21, um dos responsáveis pela invenção, relembra que a motivação para o seu projeto veio com a perda de 90% da visão de um colega de sua turma. “Quando soube do ocorrido com ele, quis o ajudar. Meu colega foi um dos primeiros a testar a invenção e melhorou seu rendimento acadêmico, ele me confessou que consegue enxergar o mundo muito melhor depois desse aplicativo”, Marcelo afirmou emocionado.

Para a estudante Damiana Damires, 17, a diversidade de temas é o que chama mais atenção. “Os stands estão muito bonitos e cada um fala com muita paixão sobre seus projetos, cada um desenvolvendo seus estudos, em suas áreas, é inspirador”, completa. Inspiração é o que não falta para o aluno Ernesto Cordeiro, 13, que elogiou as invenções expostas. “Eu vim para ser inspirado e esses projetos me deram vontade de aprender mais sobre eles”, afirma.

Dos projetos selecionados, um deles receberá da empresa Wissen Tech um serviço gratuito de Proteção da Tecnologia, que inclui ações como o registro de propriedade intelectual e mentoria para a aceleração dos projetos. Lembrando que a exposição estará disponível até o dia 19, durante a FdC3, no Centro de Eventos do Ceará.

Sobre a FdC3

A Feira do Conhecimento 2019 segue até o dia 19 de outubro, com diversificada programação que envolve ciência, tecnologia, negócios, games, astronomia e vários outros temas. É uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e tem o patrocínio do Sebrae, Etice, Troller, Magirus, Airbus/Helibras, Senai, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Icetel, Ivia, Wissen Tech, IFCE, UFC e Aeris.