ONU institui 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica

10 de setembro de 2019 - 16:40

A data é um reconhecimento à importância da Química na promoção do desenvolvimento sustentável e no fornecimento de soluções para os desafios globais

A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Ao todo, são 150 anos da descoberta do Sistema Periódico, em 1869, pelo russo Dmitri Mendeleev. Neste um século e meio, a tabela configura-se como uma das maiores conquistas da Ciência moderna.

Presente nas salas de aula, nos laboratórios e nos livros, a Tabela Periódica envolve não apenas o estudo da Química, mas tem influências também na Física, Biologia e em outras áreas da Ciência. Na tabela, estão todos os elementos químicos conhecidos, representados em forma de símbolos que utilizam letras.

O Ano Internacional da Tabela Periódica é um reconhecimento à importância da crescente constatação global de como a Química promove o desenvolvimento sustentável e fornece soluções para os desafios globais nos mais diversos campos, seja na energia, na educação, na agricultura, na saúde, entre outros.