Feira do Conhecimento 2019 sediará Feira de Soluções da Fiocruz

26 de agosto de 2019 - 11:56 # # #

Feira de Soluções para Saúde reúne gestores, pesquisadores e instituições em debates sobre o tema

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estará mais uma vez presente na programação da Feira do Conhecimento, dessa vez realizando a Feira de Soluções para Saúde, entre os dias 16 e 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Durante o evento, gestores, pesquisadores, movimentos sociais e instituições públicas e privadas apresentarão soluções industriais, sociais, e de serviços para a saúde nos mais diversos formatos.

Com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, a Feira de Soluções traz na programação atividades que abordam diversos assuntos que impactam a saúde da população, como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030; Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido; Atenção Primária à Saúde e Vigilância; Vigilância Participativa e Digital; Financiamento e Reestruturação da Atenção Primária à Saúde, Atlas de saúde (diagnóstico com a distribuição das principais causas de morbi-mortalidade e da situação socioeconômica envolvendo dados da Vigilância Epidemiológica); Fitoterápicos e Fitomedicamentos; Saúde Global nos Territórios; Educação Popular em Saúde, Ciência e Saúde Digital, Vacinas, Wolbachia (método que bloqueia a transmissão do vírus no mosquito Aedes aegypti), e Diplomacia e Saúde.

A edição de Fortaleza terá ainda o Hackathon, uma maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados buscam discutir novas ideias e desenvolver projetos a partir de uma grande base de dados disponível. A programação completa será divulgada em breve.

Histórico

A primeira edição da Feira de Soluções para a Saúde foi realizada em agosto de 2017 em Salvador (Bahia) e envolveu gestores, pesquisadores e atores sociais dos setores público e privado para apresentar soluções para a epidemia de zika no país. Ao todo, 1.422 pessoas se inscreveram para participar das 58 atividades desenvolvidas, distribuídas em 17 Rodas de Conversa, 12 Simpósios, 16 Oficinas, 11 Diálogos de Experiências e 2 Seminários, em busca de respostas para questões de saúde.

Bento Gonçalves, município do Rio Grande do Sul, recebeu a segunda edição do evento em abril deste ano, com o tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. A Feira ofereceu espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente) e contou com mais de 1,5 mil participantes. Trabalhos e soluções com resultados e inovações que buscam a melhoria do atendimento e qualidade de vida da população também foram apresentados em tendas de expositores de diversos municípios do estado durante os quatro dias de evento.

Sobre a Feira do Conhecimento 2019
A terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios irá acontecer de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá atrações em robótica, jogos digitais, inovações científicas, workshops, corrida de drones, hackathon, rodadas de negócios, apresentações culturais e muito mais. O evento é uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/CE