Experimentos científicos do Centec agitam a Bienal do Livro

22 de agosto de 2019 - 15:44


Experimentos com alunos do curso de arduíno do CVT Fortaleza

Durante todos os dias da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, o Instituto Centec está levando, ao Espaço Luz do Conhecimento, diversos experimentos científicos e inovações. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza apresenta ao público os projetos “Mão do adeus”, “Bolo químico”, “Lentilhas dançantes” e “Água nas plantas”.

A professora Rita Rolim explica que ensinar ciências com efeitos visuais e ludicidade, empolga as crianças e atiça a curiosidade. “Trazemos experimentos com materiais de baixo custo e criamos um espaço que parece um livro experimental ao vivo, com muitas brincadeiras usando conhecimentos de química e biologia que tornam a ciência uma coisa lúdica. A nossa ideia é mostrar que a química e a biologia não são matérias difíceis se você compreender que ela está no nosso dia a dia e o efeito visual e lúdico empolga as crianças”, disse.


Thierry apresenta a mão robótica

Um dos estudantes do curso de Arduíno do CVT Fortaleza, Thierry Wellington, trouxe o “Projeto Sombra”, um braço robótico para auxiliar pessoas com deficiência. “Os movimentos que eu faço com a mão mestre, a mão robótica vai seguir e, com isso, a pessoa com deficiência pode ter um apoio maior para realizar tarefas simples do dia a dia”, apresenta.

O CVT Maranguape trouxe para a Bienal o gerador de Van Der Graff, uma máquina eletrostática que, com o atrito nas correias deixa, literalmente, “os cabelos em pé”; além da exposição de outros projetos em andamento na unidade. O CVT Quixeré realiza, nos dias 19 e 20, contação de estórias, oficina de Cordel e de desenho e pintura para crianças.


Oficinas de contação de Estórias do CVT Quixeré

Empreendedorismo

A Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) está expondo as ações de algumas das inovações que apoia, como a Pedalet e a Connection. Em parceria com a Rede de Incubadoras de Empresas do Estado do Ceará (RIC), outros empreendimentos de diversas incubadoras do Estado estão participando do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Centec