IFCE e Secitece reforçam parceria para consolidação do ensino técnico e superior

21 de agosto de 2019 - 16:37

O secretário Inácio Arruda recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (20/8), representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), liderados pelo reitor Virgílio Araripe. O encontro tratou de questões relativas às unidades do IFCE de Itapipoca e Pecém.

Na reunião, o reitor Virgílio Araripe reforçou a importância da doação integral, pelo Governo do Ceará, do imóvel que abriga o campus do IFCE de Itapipoca. Inaugurado em 2015, a unidade foi construída em parceria com a Secitece, que investiu mais de R$ 11 milhões para desapropriação, elaboração do projeto e implantação do campus, demonstrando os esforços do Governo do Ceará para a expansão e interiorização do ensino superior e técnico no Estado. Em contrapartida, o Governo Federal investiu R$ 4,7 milhões para conclusão do equipamento.

O campus do IFCE em Itapipoca possui área construída de 4.442 m², com blocos didáticos, laboratórios e salas de aula. Inclui também bloco administrativo, além de auditório, biblioteca, sala de videoconferência e ginásio poliesportivo coberto, com vestiários. Além de Itapipoca, a unidade atende estudantes de outros municípios do Litoral Oeste e Zona Norte do Estado.

IFCE Pecém

Outra unidade que recebe forte apoio do Governo do Ceará é o IFCE/Pecém, construído e equipado por meio da Secitece e cedido ao instituto desde 2015. O reitor Virgílio Araripe reforçou a necessidade de prorrogação da parceria ainda este ano, por meio de aditivo ao acordo de cooperação técnica.

As duas instituições trabalham de forma integrada para viabilizar o funcionamento dos cursos de capacitação e de formação técnica e profissional na unidade, voltados às necessidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) a partir de um plano de trabalho acordado entre IFCE e Secitece.

O IFCE/Pecém está localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, no município de Caucaia, sendo um importante equipamento para a formação dos trabalhadores cearenses.

Pela Secitece, participaram da reunião a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Nágyla Drumond; a coordenadora de Educação Profissional, Sâmia Helena, e o assessor Jurídico, Rafael Maia.