Foguete estará disponível para visitação na FdC3

20 de agosto de 2019 - 16:35

Os visitantes da Feira do Conhecimento poderão saber detalhes do protótipo que está com o seu lançamento marcado para o mês de dezembro

Os amantes da tecnologia e curiosos em conhecer um foguete bem de perto já podem programar sua visita à Feira do Conhecimento 2019. Isso porque o evento contará com uma exposição que levará a fuselagem do Foguete Hermes ao Centro de Eventos do Ceará, juntamente com os cientistas envolvidos na criação do protótipo.

O Foguete Hermes é resultado de uma pesquisa ligada ao Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe), projeto de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com a empresa Meteora Aceleradora.

Os visitantes poderão saber detalhes do protótipo que está com o seu lançamento marcado para o mês de dezembro. A meta do grupo de cientistas é disparar o projétil entre três e cinco quilômetros de altura.


A pesquisa está ligada ao Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe), projeto de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC, e em parceria com o Senai e empresa Meteora Aceleradora

 


Os visitantes poderão saber detalhes do protótipo que está com o seu lançamento marcado para o mês de dezembro

Segundo o empresário Marcello Reis, sócio da Meteora Aceleradora, o Foguete Hermes é referência em inovação na área tecnológica e deverá ter muita visibilidade na Feira do Conhecimento 2019. “No projeto, envolvemos pesquisa sobre elementos de propulsão e aerodinâmica de novos materiais. Esses itens são estudados visando experimentos maiores, lançamentos mais elevados e o comportamento de cargas ao longo dessa experiência”.

Além disso, esse tipo de estudo tem importância fundamental na criação de novas tecnologias que facilitam o nosso dia a dia. “Criações como o GPS, ou ‘Sistema de Posicionamento Global’, são exemplos de tecnologias que são fruto de pesquisas na área de Ciência Espacial”, completa.

Divulgação do evento “Space Week Nordeste”

Durante a Feira do Conhecimento, a equipe de pesquisadores divulgará o evento Space Week Nordeste 2020, que acontecerá em março do ano que vem e deverá integrar instituições nacionais e regionais na área aeroespacial e contribuir para a divulgação e o desenvolvimento dessa área.

Sobre a Feira do Conhecimento

A terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios irá acontecer de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é receber mais de 15 mil pessoas e reunirá atrações em robótica, jogos digitais, inovações científicas, workshops, corrida de drones, hackathon, rodadas de negócios, apresentações culturais e muito mais. O evento é uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/CE.

Serviço:
Feira do Conhecimento 2019 | Exposição do Foguete Hermes
Data: de 16 a 19 de outubro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: das 14h às 21h / Sábado: das 10h às 18h
Entrada franca