Fecop aprova projeto que implementa a Universidade Aberta do Ceará

12 de agosto de 2019 - 09:37

A Uace vai garantir que estudantes de municípios com baixo IDH e em situação de vulnerabilidade tenham oportunidade de acesso ao ensino superior

O projeto que cria a Universidade Aberta do Ceará (Uace) acaba de ser aprovado pela análise do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Orçada em R$ 480 mil, a implantação da Uace já havia sido autorizada pelo governador Camilo Santana e deverá ser mais uma garantia de que estudantes de municípios com baixo IDH e em situação de vulnerabilidade tenham a oportunidade de acesso ao ensino superior.

O projeto que institui a Uace agora será submetido à apreciação do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS), ligado ao Fecop. Quando aprovado, será executado pela Secitece e ofertará cursos de graduação e pós-graduação, tecnológicos e técnicos, além de atividades de extensão e pesquisa para os cearenses.

Em paralelo à aprovação da Uace pelo Fecop, a Secitece promove um levantamento da demanda por cursos de forma regionalizada. Integram as etapas deste estudo visitas às unidades da Universidade Aberta do Brasil (UAB) presentes no Ceará. A ideia é aproveitar a infraestrutura já existente para tornar a Uace uma realidade.

Lei

A Lei nº 16.316 (DOE – 17/08/17), que dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do Estado do Ceará, foi de fundamental importância para a elaboração e aprovação do projeto Uace.