Desafio Maker Challenge irá desenvolver tecnologias na FdC3

7 de agosto de 2019 - 15:28

Competição incentiva equipes a criar e desenvolver ferramentas tecnológicas para o mercado. Inscrições iniciam em breve

Tirar projetos tecnológicos do papel e inseri-los no mercado. Essa é a intenção do Maker Challenge, evento de imersão que ocorrerá dentro da Feira do Conhecimento 2019, onde equipes com ideias inovadoras desenvolvem protótipos de hardware e software com várias temáticas, e que serão avaliados e premiados ao final do evento.

Durante a competição, uma Oficina Maker será preparada com equipamentos para prototipagem, usinagem e impressão 3D, permitindo que as equipes participantes tenham as melhores ferramentas para desenvolverem os seus projetos. Além disso, mentores oriundos de instituições de ensino como a UFC e o IFCE, e também mentores vindos do mercado, prestarão consultoria as equipes no decorrer do evento.

As inscrições serão abertas em breve no site feiradoconhecimento.com.br. Os times devem ser formados por duas a quatro pessoas, sendo que oito times serão selecionados para participar do desafio.

Inovação e mercado

O Maker Challenge é uma atividade promovida pelo Parque de Desenvolvimento Tecnológico da UFC, através do Centro de Empreendedorismo, com apoio do curso de Design da UFC e do Instituto Federal do Ceará. A proposta da competição é incentivar jovens pesquisadores a conceituar e construir inovações tecnológicas com potencial para se inserirem no mercado.

Os projetos que participam do Maker Challenge tem temáticas variadas. Na última edição do evento, foram destaques projetos como um sistema que capta água da chuva e realiza o tratamento desse fluido, e também um dispositivo de apoio à pessoa com deficiência visual, no formato de um óculos equipado com sensores capazes de detectar e informar ao usuário, por meio de vibrações, a distância entre ele e possíveis objetos.

Um dos curadores do Maker Challenge, Rafael Rubert, conta sobre as expectativas para a próxima edição. “Temos o desafio de montar dentro da Feira do Conhecimento a oficina de protótipos e gerenciá-la durante o evento. A intenção é prestar a melhor orientação e mentoria as equipes para conseguirmos projetos com potencial de evoluírem para o mercado”, diz Rafael.

Sobre a Feira do Conhecimento 2019

Contando com uma ampla e diversificada programação com grandes nomes do empreendedorismo, da ciência, da inovação e tecnologia, a Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Estado/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/CE, e ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 16 a 19 de outubro.

Serviço:
Feira do Conhecimento 2019