Universidade Aberta do Ceará: Secitece realiza estudo de demanda

12 de julho de 2019 - 16:15

Quando estiver em funcionamento, a Uace ofertará cursos superiores, tecnológicos e técnicos, além de atividades de extensão e pesquisa para os cearenses

O projeto que cria a Universidade Aberta do Ceará (Uace), já aprovado pelo governador Camilo Santana no início do ano, segue na fase de estudos para se tornar realidade. Quando estiver em funcionamento, a Uace ofertará cursos de graduação e pós-graduação, tecnológicos e técnicos, além de atividades de extensão e pesquisa para os cearenses.

Neste sentido, a Secitece está promovendo um levantamento da demanda por cursos de forma regionalizada para saber qual a estrutura atual com vistas à instalação da Uace. Integram as etapas deste estudo visitas às unidades da Universidade Aberta do Brasil (UAB) presentes no Ceará.

As visitas às unidades da UAB começaram em junho e devem se estender até o final do mês de agosto, incluindo os polos da região metropolitana, Sertão Central, Cariri e Região Norte.

Visitas aos polos da UAB com o objetivo de realizar um levantamento das demandas para implementação da Uace

Já receberam a visita dos técnicos da Secitece os polos da UAB de Fortaleza, Caucaia (unidades Araturi, Itambé, Novo Pabussu) e Maracanaú. O Ceará possui atualmente 39 unidades da UAB espalhadas em 37 municípios, com cursos ministrados pela UFC, Uece, IFCE, Urca, UVA e Unilab, sendo coordenados pela Secitece.

“Hoje contamos com profissionais experientes em sala de aula, além de toda uma capilaridade da UAB Ceará, com apoio do Governo do Estado, das prefeituras, das IES, do Fórum Estadual de Coordenadores dos Polos e de outros parceiros. Queremos aproveitar esta infraestrutura para tornar a Uace uma realidade para melhorar a qualidade de vida da população cearense”, explica o coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido BC Neto.

Lei

A Lei nº 16.316 (DOE – 17/08/17), que dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do Estado do Ceará, foi de fundamental importância para a elaboração e aprovação do projeto Uace.