Professora da UFC é escolhida para integrar Comitê de Assessoramento do CNPq

12 de julho de 2019 - 16:36

Cláudia Linhares cumpre mandato no comitê até junho de 2022

A professora Cláudia Linhares, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, foi escolhida para integrar o Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação (CA-CC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O mandato começou no dia 1º de julho de 2019 e segue até 30 de junho de 2022.

O comitê é responsável por prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relacionados à área de competência. Também tem entre suas atribuições julgar propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos, bem como apreciar solicitações de bolsas e auxílios.

“Recebi a indicação do Conselho Deliberativo do CNPq com uma grande alegria, porém com um grande senso de responsabilidade, por diversas razões: trata-se da indicação de uma mulher, nordestina e que atua na área de teoria da computação, que é ciência básica. Espero estar à altura da grande tarefa que é a representação dessas três facetas em um dos mais importantes comitês de assessoramento científico do sistema de ciência e tecnologia brasileiros”, destaca Cláudia.

A professora possui mestrado (1990) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado (1996) em Informatique – Recherche Operationnelle pela Université Joseph Fourier (França). Foi diretora científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) de 2010 a 2014 e atualmente é secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Ceará.

É titular do Departamento de Computação da UFC e coordenadora do Grupo de Interesse em Algoritmos e Teoria dos Grafos da Comissão Especial de Algoritmos, Combinatória e Otimização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFC